Os antigos de Atenas nos deixaram seus pensamentos elevados, as indagações filosóficas e científicas, abrindo caminhos claros ao direito dos homens e dos povos. Os Romanos, a edilidade, com a sua educação e sua prudência e vivemos as predileções dos antigos Espanhóis ao Mar.
Alguns séculos depois, os espanhóis lançam uma nova Vela Latina com elementos dos Gregos e Romanos, que prometem não descobrir novas terras, mas sim descobrir novas formas de pensar a Humanidade 2.0.
A nova Vela Latina é uma nova disciplina escolar chamada “Educação para a cidadania”!
Ancorada no respeito às diferenças e ser pacifista. Será ensinado às crianças o respeito ao diferente, seja ele um imigrante muçulmano ou um casal homossexual, ensinará conceito de ética, valores constitucionais, valores, direitos humanos e vida em comunidade.
As crianças lerão livros como “Os miseráveis” de Victor Hugo e “Retrato de Dorian Grey” de Oscar Wilde. Além disso, verão filmes como como “O Grande Ditador” de Chaplin, ou o Cubano “Morango com chocolate”. Livros e filmes que não mudaram o mundo, mas mudaram a forma de vê-lo para dezenas de gerações.
Entre os temas, as crianças aprenderão sobre: Desiguadades no mundo, pobreza, educação para a paz, indivíduos e relações interpessoais, viver em sociedade, racismo, xenofobia, exploração sexual, o Anti-semitismo e a intolerrância são os novos ventos Europeus.
Se assuntos como estes fossem discutidos nas escolas brasileiras, certamente não teríamos tantas mazelas! Refletiremo! São matérias abstratas?
A educação não se reinventa desde o século XV! Chegou a hora de uma nova educação para a Humanidade 2.0