Em uma reportagem da revista americana Time sobre a popularidade do Twitter no Brasil, a vice-presente de vendas internacional do Twitter, Katie Stanton, caracterizou o povo brasileiro como voraz. Outros especialistas entrevistados confirmam esse status, e dão outros insights como a democracia, a queda da barreira entre celebridade e público, e a sede por tendências de fora do País, justificando a transformação do Brasil num ambiente extremamente participativo nas redes sociais:
“Não é algo que é só para os brasileiros ricos.”
“A principal razão de o Twitter ser tão grande no Brasil é porque oferece a todos a possibilidade de manter contato com seus ídolos.”
“Minha irmã tem 10 anos. Minha avó tem 81. E as duas tem Twitter.”
(Gabe Simas, promoter de bandas teens para a MTV Brasil via Twitter)
“Há uma forte consciência da importância e do poder do país, e o fato de que o Brasil está longe do resto do mundo motiva os brasileiros.”
“Há uma sede imensa de saber qual a próxima tendência.”
“O Brasil foi pioneiro na criação de condições democráticas de acesso a computadores e Internet para os pobres, bem à frente dos Estados Unidos.”
“A Internet é uma maneira de lutar contra a mídia de massa e sua influência.”
(James Green, professor de Estudos Portugueses e Brasileiros na Brown University)
Para ilustrar a diversidade do povo deste País e sua ativa participação nas redes sociais, um infográfico mostra o perfil do brasileiro em cada uma das redes mais acessadas:
Fonte: Time e Midiassociais