De repente algo vira moda ou uma pessoa cria fama! O livro Harry Potter tornou-se um fenômeno quando uma garotinha inglesa, fez uma resenha sobre o livro em uma pequena rede social para adolescentes! O que fez pessoas a se organizarem e sairem as ruas no Irã? Porque um técnico de futebol e seu twitter ghostwritter é seguido por torcedores de todos os times?
Musica, literatura, celebridades, culinária não precisam mais de um crítico ou uma voz! Na verdade antes os fenômenos era gerados pela grande mídia, agora a grande mídia é guiada pelas redes sociais! Madonna é famosa pelo seu talento, ou por pitadas de sorte?
Observe o BBB10! Lá existe o Sr Orgastic um famoso no fotolog, a @Twittess famosa no microblogging e a dançarina Lia Key e seu vídeo visto por quase 2,5 milhões de pessoas, intitulado Rebolation. Sim, vivemos a era da instantaneidade, da sociedade imediatista e dos 15 segundos de fama!
Pesquisadores da democracia das redes sociais, pesquisam como a internet potencializou o comportamento das ovelhas, ou seja pensamentos únicos!
Linhas acadêmicas como GroupThink são as fronteiras do conhecimento da comunicação social nesta era! O sociólogo Robert Merton foi o primeiro a estudar o comportamento em rede com este enfoque e em 1949 cunhou o termo “profecia auto-realizável” com nuances de sociologia da ciência, comunicação de massa e grupo de referência.
Duncan Watts (autor do livro “Six Degrees: The Science of a Connected Age” – e Matthew Salganik cientistas do Yahoo! e da Universidade de Columbia fizeram um experimento com 12.900 pessoas:
– Criaram um site para baixar músicas
– Colocaram 48 músicas desconhecidas
– Pediram para os pesquisados escutarem e darem notas para as músicas
– Todos poderiam ver o ranking das músicas
O resultado? 50% do resultado comprovou que as músicas mais baixadas eram por critérios de qualidade e gosto musical e 50% pela pressão social, ou seja sorte!
Resumindo: Madonna poderia estar trabalhando como garçonete!
E você, vai correr em bando como fazem as lindas ovelhas? Ou ser como os gatos independentes, jogando bolos na cahorrada? 😉 Pense!
Como escreveu Clive Thompson na revista wired “Será emocionante perceber em “múltiplos mundos” como evitaremos uma corrida para sacar dinheiro no banco, que a sociedade acredita que irá falir, evitar o colapso de uma moeda ou deixar de criar Ícones da idiocrascia. Como?
Estes assuntos você poderá discutir na 6º Edição do curso de “Ações inovadoras em comunicação digital” na ESPM. Veja detalhes aqui! Te Espero lá! 😉
Inpirado pelo em Clive Thompson da Revista Wired no artigo intitulado “How Group Think rules What we like”