Na wikipedia – Ciberpunk (de Ciber(nética) + punk) é um sub-gênero de ficção científica que utiliza elementos de romances policiais, film noir e prosa pós-moderna.
Cyberpunk é um subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de “Alta tecnologia e baixo nível de vida” (“High tech, Low life”) e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração o mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: “Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano.”
+
Em Hyde Park, em Londres, Reino Unido – “existe o Speaker’s Corner (Recanto do Orador). No Speaker’s Corner qualquer cidadão pode fazer discursos criticando qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês, sem temer problemas legais. Para discursar, o orador tem de estar sobre um caixote ou tablado pois, segundo a tradição britânica, o orador não pode estar sobre solo inglês, se o orador não estiver pisando em solo inglês ele estará isento das leis e tradições britânicas.
O primeiro grande protesto realizado no Speaker’s Corner aconteceu em 1855. O protesto foi descrito por Karl Marx como o início da revolução inglesa. Em 1866, a organização conhecida como Liga da Reforma usou diversas vezes o Speaker’s Corner para fazer discursos.”
=
Em 2009, teremos o “Speaker’s Coners Cyberpunks no Intercon
Porque nasceu o Cyberpunks, porque existe pessoas e idéias maravilhosas que não tem espaço nos grandes eventos. Porque o Brasil, precisa de novos pensadores, novos projetos, novos palestrantes! Evidente, é uma dicotomia, justo eu que sempre palestro pregar isso! Mas o fato é, precisamos de novos olhares e outras idéias. Portanto, convidei um time para soltar o verbo serem #hardcorepunkcyber!
E são eles:
Pedro Sorrentino, Annie Muller, Marcio, Gilberto Pavoni, Eric Messa, Gabriel Jacob, Martha Terenzzo, Augusto Camargo, Diego Remus, lu freitas, Roney … veja programação em aqui
Vai ficar de fora? Se gostou divulgue 😉 hashtag #interrcon #cyberpunks