O mundo digital invadiu a política, nas convenções americanas aproximadamente 42% dos jornalistas credenciados são blogueiros independentes! No Brasil a Blogosfera ganha outro status, veja matéria da Bites
Aquilo que era novidade quando Howard Dean se candidatou às primárias do Partido Democrata Americano, é agora uma obrigatoriedade para cada político no intuito de “aproximarem-se” dos seus eleitores, sobretudo nas faixas etárias mais jovens que se têm distanciado da política em geral e dos atos eleitorais em particular.
Além disso o uso do social software em campanhas políticas que vem tornando-se cada vez mais comum.
Recente nos EUA tem acontecido na corrida para as eleições. Através das eleições 2.0, os jovens, antes alheios ao tema, passam a se interessar pelos debates, uma vez que os políticos migram suas campanhas para a internet em uma batalha virtual pelo “voto” do internauta.
O querido dos EUA, Obama utilizou muito bem as redes sociais desde o ano passado Flickr, Youtube, Facebook, Myspace foram invadidos pela campanha do candidato.
Além disso ele criou uma newsletter por e-mail quinzenal enviado para milhões de internautas, contando os pilares da candidatura e fornecendo a agenda do presidenciável. Blogs políticos, filmes que retratam pré-candidaturas no YouTube, e outros meios de comunicação via web têm sido algumas das estratégias empregadas para conquistar o coração dos eleitores. Não é a toa, que hoje ele é disparado o candidato querido dos Internet Boomers e do E-old fashions.
A procura tem sido tamanha que o site YouTube criou o canal “YouChoose” onde reúne diversos vídeos de campanhas eleitorais, bem como será palco de uma iniciativa inovadora, aonde serão feitos debates exclusivamente com perguntas enviadas pelo usuário.
Para não ficar atrás do YouTube sites como MySpace e Facebook começam a oferecer aos candidatos páginas específicas e cursos de como criar sites pessoais.
Estas iniciativas servem como exemplo para os políticos que, deveriam sempre procurar novas formas de interagir e estreitar laços com o seu eleitorado.
Cada dia mais a humanidade se aproxima do destino 4.0.
Na contra mão, Hillary Clinton, imprimiu milhões de panfletos, derrubou algumas arvores e conseguiu produzir um panfleto – veja abaixo – com erros gramaticais! Não é a toa que ela perdeu 10 primárias seguidas, nas últimas semanas e sua candidatura está por um fio!
Será que a onda digital, invadirá as próximas eleições brasileiras? Na empresa que eu trabalho já começam a receber demanda de candidatos a vereadores e prefeitos! Pena que eles só querem permuta 😉 Ai não dá!
Cada dia mais a humanidade se aproxima do destino 4.0.
Ps: Eduardo Vasques na Edição deste mês da Revista B2B fez uma ótima matéria chamada “eleições digitais” que inspirou este artigo! vale folhear! Infelizmente ainda não está online!
Com excelente colaboração de Luana Aquino! Beijo no coração!