Com a velocidade das mudanças acontecendo ao redor do mundo, as pesquisas e análises de tendências são cada vez mais bem vindas nas empresas. Nesta hora, é importante lembrar que as redes sociais e todo o mundo digital não são apenas mais um canal de comunicação. Através de estudos antropológicos e de comportamento da cultura digital, é possível analisar desde o que é falado, como, quando e por quem, até a forma como as pessoas percorrem e leem uma página na web. A Internet é rica em dados que determinam o comportamento das pessoas. Assim, nada mais essencial do que levá-los em consideração.
E, para facilitar a pesquisa, existem diversas ferramentas online que possibilitam enxergar dados específicos e vê-los em forma de gráficos para análises e insights. Abaixo, uma lista com as 5 mais essenciais:
1. Trendistic: poderosa ferramenta que analisa e apresenta as comparações de tendências e volume entre palavras-chave e tags no Twitter.
2. IceRocket: permite aos usuários monitorar em blogs as últimas tendências da palavra dentro de uma escala de um a três meses.
3. Blog Pulse: muito parecido com o IceRocket, porém é possível analisar tendências dentro de uma escala de um a seis meses.
4. Google Trends: mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a freqüência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.
5. Trendrr: se parece muito com o Google Trends porém possibilita fazer análises mais completas e dinâmicas. Além das análises, é possível compartilhar seus gráficos para que outros usuários analisem também as informações.
Para ajudar nas análises, segue o famoso infográfico Trend Blend, realizado pelos trendsetters Ross Dawson and Richard Watson, com tendências de 16 áreas de interesse de 2010 a 2050, em forma de mapa de metrô. Para baixar o infográfico em tamanho maior, clique aqui.
Fontes: MídiasSociais e The Next Web
Por: Inovadores ESPM e Samanta Fluture