Globotics, Tsunami de Talentos, Machine Learning, imigrantes digitais e a Sociedade 5.0

Minha nova fronteira de estudos é Globotics e a Sociedade 5.0. Preparamos um infográficos para você entender tudo. Clique aqui.

As tendências consonantes da globalização e da robótica – ou globotics – inauguram um período de ruptura sem precedentes, que tem deslocado trabalhadores no ritmo mais rápido da história. Os trabalhadores de chão de fábrica foram os primeiros a serem afetados pela tecnologia e pela automação, agora é a vez dos executivos serem deslocados.

Holografia, coworkings, mudanças de vínculo de trabalho, GIG Economy, Economia Circular, P2P são sinais da revolução do Globotics, AI Economy e imigrantes digitais.

Não confunda com os nômades digitais, pessoas que trabalham online, e utilizam muito bem as ferramentas tecnológicas para trabalhar de qualquer parte do globo.

Globotics utiliza a interação homem e máquina, a economia da inteligência artificial para que as empresas contratem os profissionais mais capacitados que terão custos menores do que profissionais em loco, afinal, em primeiro lugar, não é necessário contar com uma estrutura física, e em segundo, é preciso considerar as diferenças econômicas entre os países e a valorização das moedas quando comparadas com o dólar.

O Tsunami de Talentos e o Machine Learning

O casamento entre a tecnologia e a disponibilidade de profissionais super qualificados permite essa conexão cada vez mais próxima, as barreiras que antes não permitiam que essas ligações se formassem hoje são facilmente contornáveis, embora a geolocalização tenha sido superada no advento da internet, hoje a linguagem também deixou de ser uma barreira, com o desenvolvimento de aplicações que possuem a capacidade de traduzir simultaneamente tanto o discurso falado quanto textos e imagens, pode-se dizer que qualquer pessoa de qualquer lugar consegue se comunicar e fazer entender. O Machine Learning revolucionou mais uma vez o processo comunicacional.

Os mecanismos de holograma, realidade estendida, telepresença, realidade aumentada e até realidade virtual, promovem um novo tipo de ‘fisicalidade’, com estratégias de interação diversificadas, é possível alcançar diferentes níveis de interação mais espontâneos, que permitem que as pessoas estejam mais próximas e que todo o processo de comunicação não sofra pela distância geográfica.

O uso de robôs, como o Double, por exemplo, permite que a pessoa se desloque e converse através de uma câmera, microfone e caixas de som, experimentos psicológicos mostram como a telepresença influencia positivamente no relacionamento de longa distância entre pessoas.

Matchmaking

O site Upwork, por exemplo, faz capturas de telas para verificar o trabalho que está sendo desenvolvido.

O freelancing.ph, que ajuda trabalhadores Filipinos divulgarem seus serviços, no site você encontra uma infinidade de possibilidades que pagam desde 3 dólares a hora até 15. O que pode soar pouco para os padrões Americanos, resultando em uma entrada anual de 20 mil dólares, é ao mesmo tempo o dobro do ganho médio anual dos Filipinos.

Imagination Society – A Sociedade 5.0

* Texto extraído dos documentos oficiais do Governo do Japão.

O termo refere-se à idéia de uma Sociedade 5.0 seguir uma Sociedade 1.0 (caçadora-coletor), uma Sociedade 2.0 (agrícola), uma Sociedade 3.0 (industrializada) e uma Sociedade 4.0 (informação).

Representa a 5ª forma de sociedade em nossa história humana, seguindo cronologicamente a caça, a agricultura, a indústria e a informação. A Quarta Revolução Industrial está criando novos valores e serviços, um após o outro, trazendo uma vida mais rica para todos.

“A essência da Society 5.0 é que será possível obter rapidamente a solução mais adequada que atenda às necessidades de cada indivíduo” Shinzo Abe

Shinzo Abe é o primeiro-ministro japonês a servir mais de oito ano.

Durante o seu mandato, ele revitalizou a economia do Japão, promovendo ‘Abenomics’, que consiste em ‘três setas’: flexibilização monetária, estímulo fiscal e uma estratégia de crescimento.

Sociedade 5.0 uma agenda política.

Em 2016 aparece o conceito de Sociedade ano Quinto Plano de Ciência e Tecnologia, uma estratégia nacional de cinco anos formulada pelo Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (CSTI).

Administrados pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) e pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) e o Conselho de Estratégias de Crescimento – Investimento para o Futuro, composto por ministros, CEOs e académicos o ex-presidente da Toyota.

A Sociedade 5.0 e a tecnologia

A Estratégia de Tecnologia de Inteligência Artificial do Japão é um pilar fundamental da Sociedade 5.0. Caracteriza-se como uma forma de obter as melhores práticas para o desenvolvimento e o uso da informação (1) Expandir o uso de IA Baseada em dados de cada domínio de serviço, (2) Uso geral de IA e Dados entre serviços e (3) problemas com os mesmos serviços. A Estratégia de Tecnologia de Inteligência Artificial é aplicada em quatro áreas prioritárias da Sociedade 5.0, saúde, mobilidade e produtividade.

Sociedade 5.0 e o G20

O governo japonês apresentou a sua visão para uma Sociedade 5.0 na Cúpula do G20 em Osaka, em junho. A EXPO 2025, que será realizada em Osaka sobre os temas da Society 5.0, deve ser uma oportunidade de compartilhar sua visão para o futuro do mundo.

O que é?

Também chamada de ‘sociedade super inteligente’, uma sociedade impulsionada por tecnologias digitais como análise de dados grandes, inteligência artificial (IA), Internet das Coisas e robótica.

O “sistema cibernético”, o qual não pode ser utilizado nem o equipamento doméstico, mas sim a tornar-se num meio tecnológico difundido que apóia uma sociedade 5.0.

A transição para a Sociedade 5.0 é também a mesma coisa que a “Quarta Revolução Industrial”, que é a medida em que ambos os conceitos se realizam. No entanto, a Society 5.0 é um conceito de maior alcance, pois prevê uma transformação completa do nosso modo de vida, capaz de transformar completamente no modo de vida ao mesmo tempo em que o cérebro e a saúde física.

Na Society 5.0, qualquer produto ou serviço será entregue de forma ideal às pessoas e adaptado às suas necessidades. Ao mesmo tempo, a Sociedade 5.0 irá receber os desafios sociais, como a formação da população, a polarização social, o despovoamento e as instalações relacionadas à energia e ao meio ambiente.

Na Society 5.0, veículos e caminhões autônomos trarão bens e serviços para pessoas em áreas despovoadas. exames à distância. Um robô aspirando o carpete na casa de repouso. Cuidará dos idosos. Na cozinha do asilo, a geladeira está monitorando a condição dos alimentos estocados.nA cidade será alimentada por energia elétrica de forma flexível.

Sociedade 5.0 e o Desenvolvimento Sustentável

Sociedade 5.0 voltada para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estratégias de direitos humanos, reforma regulatória, dados abertos e segurança cibernética e governança mundial de dados.

Como uma Sociedade 5.0 está voltado para os desafios da sociedade e realizando uma sociedade sustentável, inclusiva e centralizada no homem, o governo japonês e a comunidade de pessoas que fazem parte da Sociedade 5.0 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão na mesma direção.

As pessoas serão liberadas do foco na eficiência. Em vez disso, a ênfase será colocada em satisfazer as necessidades individuais, resolvendo problemas e criando valor.

As pessoas serão libertadas da disparidade causada pela concentração de riqueza e informação, e qualquer um será capaz de obter oportunidades para desempenhar um papel a qualquer hora, em qualquer lugar.

Educação na Sociedade 5.0

Se a imaginação é o primeiro passo para a possibilidade, o Japão já lidera a próxima grande evolução da sociedade.

O Japão esta construindo um sistema educacional onde assuntos como matemática, ciência de dados e programação são requisitos básicos, assim como temas como filosofia e linguagem.

Se você estuda física como major, também deve estudar matérias para que, quando se deparar com um problema filosófico ou ético em sua carreira futura, como o conceito de bebês projetados, você possa combinar seu conhecimento científico com a ética.

Para onde estamos indo? 

A sociedade 5.0, Globotics, o surgimento dos teleimigrantes e a AI Economy são precursores de uma nova transformação nunca visto na humanidade. Seja bem vindo!

Em parceria com Ana Luiza de Lima.