Hey, voce! Posso contar-te um segredo?

Hey, voce! Posso contar-te um segredo?

As conexões serão “para sempre”?  LinkedIn, Facebook, WordPress e Twitter estão á poucos passos de se tornarem as vencedoras globais? Vivemos o fim das grandes marcas? Bem vindos a era das conversas intimistas?

Em alguns países as redes locais estão sucumbindo! Linkendin será seu perfil profissional, Facebook seu perfil pessoal, WordPress seu portal de informação e Twitter seu microblogging. Será? A Trendwatching e seus geniais cosmopolitas colocaram luzes no fim do tunel com o “Forevism”

Os numeros são globais “São 200 milhões de usuários no Facebook. MySpace com 130 milhões, LinkedIn com 40 milhões, Twitter 30 milhões. Ah, e o Twitter Chinês TaoTao, com 50 milhões de usuários.” averigou a TrendWatching.

Globalmente, a porcentagem de usuários adultos com que perfil em um site de rede social quadruplicou nos últimos quatro anos, em 2005  era 8% hoje 35% . Adultos entre os 18-24 anos são 75%, e para tweens, é próxima de 100%. (Fonte: Pew Internet, Janeiro de 2009.)

As empresas perceberam e tentam povoar a arena digital! Porem o processo é longo e doloroso! As grandes empresas contratam Chefe Blogueiros, Diretores da Digital Care, Customer Relationships Especialistas, Estrategista de Social Media e os ‘Corporativo Twitterers.’

Para entender os habitantes digitais e suas atitudes betas, suas conversas revolucionárias e o Manifesto cluetrain!

Um Manifesto que dez anos atras profetizou sai os consumidores e entram as pessoas, vender será uma conversa a dois em uma mesa. Que a grande revolução é falar com milhões e cada um ter a sensação de ser único. Sem conversas ensurdecedoras! Ou seja, os mercados são sussurros! Ser transparente é obrigatório! A era da  co-criação! Sem conversas chapa brancas!

Em vez de conversar com as companias aéreas, as pessoas querem trocar experiência no FlyerTalk.com, (uma comunidade de negócios de ávidos viajantes, e tem mais de 17.000 lugares ocupados.)

Na nova era Pessoas querem seguir pessoas, vivemos o imperio da credibilidade AlGore com mais de 1 milhao e 200 mil seguidores no Twitter, enquanto isso a poderosa e secular Ford (6.991 seguidores na última contagem) e Dell (2.812 seguidores na última contagem). Ao mesmo tempo a JetBlue uma empresa do seculo XXI com  920.851 seguidores.

Veja o ranking das 100 maiores marcas citadas no Twitter ou como elas se posicionam no Tracking Twitter, ou CoTweet, plataformas que ajuda as empresas a entenderem o microblogging!

Voce pode também passear no ElysianT a rede social mundial das marcas de Luxo (Representada no Brasil pela Permission Ad Network). A reinvenção dos shoppings de descontos de Miami, na rede online de descontos Brands Club. O Brechó digital no Enjoiei (e to vendendo). Drimio o Orkut das grandes marcas. voce e’ apaixonado por uma? Ela esta la!

A boa noticía nao importa seu tamanho, diferente das midias 1.0, ao qual você precisava de muito dinheiro para anunciar em Revistas, Radios e Tvs! Agora, sua marca pessoal ou corporativa precisa de um excelente planejamento e vontade de Inovar! Ou seja, voce pode ter uma presença digital igual ou melhor que uma empresa secular de automoveis!

Esta pronto para responder criticas, feedbacks e os icones das conversas 2.0? Sua empresa terá humildade para dizer simplesmente “obrigado por colabora”  ou “desculpe erramos”?

Alguns dias atras ao acessar a minha conta do Flickr, algo deu errado e em vez daquele chavão “Nosso servidores estao com problemas, tente mais tarde”  a mensagem era “Opss, o Flickr esta com soluço! Já, Já melhora” Em vez de me irritar, eu sorri! ;0)

Vamos humanizar as relações digitais? Não se trata de humanizar uma marca e sim de toda uma empresa! As historias devem ser feitas por pessoas nas empresas! Sem fim! Cada dia um novo capitulo da relação! “Um processo cumulativo e contínuo de aprendizagem, questionando, corrigindo, respondendo. É uma discussão que não seja só disparate, mas que tenta conseguir alguma coisa. É aberta e colaborativa e distribuída, mas organizado. ” conclui a genial Trendwatching.

09