Ainda muito se pergunta como utilizar as mídias sociais para o segmento Business to Business (B2B). Como será que a atuação, nas mídias sociais, das empresas que vendem produtos para outras empresas? É o Twitter, Facebook, Ning, ou um blog que será útil? Na verdade, a resposta pode surpreender vocês. Existe business-to-business para empresas que estão utilizando meios para prospectar clientes, para construir uma reputação, e para obter a vantagem no desembarque do própio negócio. Existem muitas coisas que as mídias sociais oferecem ao mercado consumidor.
Aqui estão três dicas para utilizar as mídias sociais para o segmento B2B:
Dica 1 : construir uma reputação
Use um blog para a empresa. Embora possa ser verdade que um blog B2B ou o Twitter não serão seguido por pessoas, como muitos, isso não muda o fato de que ela afetará as decisões de seus clientes. Digamos que um cliente em potencial se torna consciente de sua solução de software, e vai para o seu site para saber mais sobre você. Como você pode se destacar da multidão? Ao construir um blog coloque seu conhecimento em foco.
Se um potencial cliente vem para o site da sua empresa e vê um blog ativo com mensagens perspicazes sobre como o produto da sua empresa ajuda os clientes, lê posts detalhados demonstrando conhecimento de sua empresa, e se depara com alguns estudos de caso, eles vão estar muito mais inclinados para chegar até você.
A mídia social proporciona uma saída para a exibição que você e sua empresa são. Falando sobre sua indústria de uma forma inteligente através do Twitter e um blog atualizado regularmente pode elevar o perfil da sua empresa e marcá-lo como um líder de pensamento e especialista em sua área de negócio específica.
A 37signals, é um excelente exemplo desta filosofia em ação. Seu blog é regularmente lido por milhares de pessoas, compartilhadas entre empresas, e até abriu uma outra fonte de renda sob a forma de uma placa do trabalho popular. A mídia social constrói reputações.
Dica 2: investigar seus clientes
Todos pensam em mídias sociais como ferramenta de comunicação, mas não basta as pessoas pensam nisso como uma ferramenta de pesquisa. Com a quantidade absurda de dados produzidos diariamente em redes sociais, blogs e em conversas, ele deve ser claro que você pode aprender petiscos ou local, acompanhando as principais tendências do universo social.
Monitore, saiba o que os clientes de seus clientes estão dizendo: Seus clientes não se preocupam com você – eles se preocupam com seus clientes e sua linha de fundo. Se você puder encontrar padrões de comportamento de seus clientes que seu produto pode resolver, o seu arremesso vai repercutir mais. Conduzir o ponto que a solução actual não funciona e, em seguida provar que com vibração social é ainda melhor.
Há um monte de coisas que você pode fazer para começar na parte da frente em rede. A chave, porém, é que você tem que chegar. Caso contrário, como as pessoas vão saber de ouvir? Enquanto existem literalmente centenas de formas de rede com potenciais parceiros, fornecedores, clientes, empresas, clientes e tomadores de decisão, a verdade é que não importa qual a ferramenta que você usa desde que ele é aquele que os valores de outra pessoa. LinkedIn (LinkedIn), Twitter, Plaxo (Plaxo), etc, são sempre ótimos lugares para começar, mas se você pode rede com ele ou ela em sites de nicho social, você vai se destacam um pouco mais.
Dica 3: aprender com os outros
No fim das contas, a empresa que demostrar ser a mais experiente e melhor preparada do que seus concorrentes. Não importa se você tem 60 ou 600 mil clientes, e não importa se está ou não vender aos consumidores em geral ou empresas da Fortune 500. Quase todo mundo está usando ou monitoramento de mídia social e oferece-lhe uma excelente oportunidade para fazer você e sua empresa um líder e não um seguidor.
– Procure blogs e publicações em seu setor e se inscreva em RSS do ramo da empresa; – Entre em redes com preceitos relevantes; – Siga os insights de líderes de negócios no Twitter; – Conecte-se com comentadores em seu blog – Faça que a empresa seja encontra facilmente na web – se as pessoas procurarem seu nome ou sua empresa, você deve estar no topo dos resultados do Google. Construir um blog, usando um Twitter, e criar um site decente corporativa sempre ajuda; – Mantenha a mente aberta
Não subestime a quantidade de informação está na web. É impressionante o que você pode aprender apenas por estender a mão. Se você e sua empresa têm uma forte presença social, é simplesmente mais fácil para os potenciais parceiros, clientes, empregadores e empresas para encontrar você. Na empresa, trata-se de fechar o negócio e destacando-se, uma mídia social das maneiras mais fáceis de alcançar este objetivo.
Fonte: Mashable
Post original em meu outro blog “Inovadores ESPM” Vai lá 😉
Por: Inovadoresespm, Cibele Silva e Gaia Creative