Quando cheguei para palestrar, lá estava ela! Olhos curiosos! Quando comecei não parava de digitar! Fiquei curioso, o que será que ela está escrevendo? Sobre minha fala? Ou perdi em algum canto do ciberespaço! Alguns dias depois, ela sobre este texto para o Blog Mosaico Social!
Muito obrigado @fekazi 😉
Acordar cedo, pegar ônibus, metrô, passar horas durante esse processo todo vale muito a pena quando se trata de assistir a uma palestra do Gil Giardelli. Não importa se você já entende do assunto, se já está totalmente familiarizado com as redes sociais, ou se está tentando entrar no meio.
Há os que já assistiram mais de uma vez e não se cansam nunca, as aulas do Gil chegam a dar vertigens, ele conduz os ouvintes a um verdadeiro passeio pela história da web 2.0, dá exemplos de redes sociais, e traz a tona citações que transitam entre o que há de mais moderno nas referências de estudo das redes e autores antigos como Platão e outros filósofos.
Gil Giardelli é um pensador das redes sociais e novas mídias. Mostra as tendências do futuro fazendo referências ao passado. Ao começar, em seu passeio, pelas novas mídias, Gil cita que o Orkut está além de ser apenas uma rede e passou a ser um fator determinante para a inclusão social. Já no Twitter, apenas 1% dos usuários produzem conteúdo, 4% replicam e o restante apenas observa. No fim, Giardelli ainda questiona “em qual delas você quer se classificar?”.
Sobre o famigerado diploma
Diplomas vão ter prazo de validade. A inovação não ocorre apenas nas universidades”, Gil questiona o papel da Academia nos estudos das redes sociai e também a linguagem que os produtores de conteúdos utilizam. Para ele, “72% dos brasileiros são analfabetos funcionais”, mostrando como se deve levar em consideração a realidade do país.
Quanto aos dados apontados na palestra, os referentes às redes sociais espantam até mesmo os que não desgrudam de seus Twitter, Facebooks e Orkuts: enquanto 79% dos brasileiros conectados estão em redes sociais, 52% dos internautas interagem com suas marcas favoritas.
“Nós, humanos, somos a mídia agora e um dia seremos todos ‘avatares’”, disse, fazendo uma referência à renovação dos espíritos pioneiros nas redes sociais, onde os grupos são pequenos, mas a grande mudança, na verdade, é a arte da descentralização.
Não é preciso ir muito longe para presenciar o reconhecimento do seu trabalho. Basta ir na seção de Comentários de seu site pessoal (http://www.gilgiardelli.com.br). Lá, leitores, ouvintes e alunos de Gil Giardelli deixam claro o que pensam dele: “Gostaria de dizer que me identifico muito com tudo isso, principalmente com a sua inquietude, com a quebra de paradigmas e com sua preocupação em inovar. Meus parabéns pelo trabalho e principalmente pelo brilho nos olhos”, escreveu Rafael Mosca.
No fim, o último slide empolga os que assistiram atônitos à sua palestra. A frase de despedida dizia assim: “Humanos do mundo. Uni-vos!”. E então o público vai embora pensativo com a certeza de que aquelas palavras ainda iriam repercutir muito na cabeça de cada um. Será que Gil tem mesmo esse poder? As pessoas não negam e continuam em êxtase após o final.
O texto é fruto da cobertura do #WebExpoFórum, escrito para o Blog Mosaico Social. Ou @mosaicosocial.