Minha amiga Fernanda, da FD comunicação, mandou essa matéria da Bites! Bárbaro!
A Fortune, a revista que publica a lista das 500 maiores companhias dos USA, foi pesquisar e descobriu no seu último levantamento em setembro do ano passado que 9,2% das empresas da sua relação já tinham blogs abertos para o público. Eram 46 marcas, entre elas as mesmas que em de–zembro passado resolveram entrar mais firme nesse novo mundo de relacionamento com os consumidores.
Quem ainda duvida do interesse das corporações em relação ao mundo dos blogs é obrigatório acessar o endereço www.blogcouncil.org. É lá que companhias como a Cisco, Coca-Cola, Dell, GM, Microsoft, Nokia e SAP resolveram se reunir para discutir as me–lhores práticas, conceitos e até modelos para um blog corporativo.
São 12 associados que já realizaram uma primeira conferência, há uma semana, em Orlando, nos Estados Unidos, com a intenção de organizar o pensamento e definir estratégias para 2008.
O Blog Council é apenas o primeiro lance em escala global. “Nos–so desafio é falar para a corporação de maneira mais flexível em relação à linguagem corporati–va”, afirma Andy Sernovitz, CEO do Blog Council. “Precisamos aprender as melhores práticas para fazer em real-time.” Na sua proposta inicial, o Blog Council terá no seu quadro de associados apenas grandes marcas mundiais e alguns blogs não-corporativos convidados.
• Como marcas globais podem gerenciar blogs em mais de uma língua?
• O que deve ser feito numa corporação quando uma significativa parcela dos empregados tem seus diários pessoais?
• Qual o papel de uma marca diante do fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor?
• Qual a postura correta para envolver e responder a blogueiros que falam sobre uma companhia?