Uma vez palestrei com o Diretor de Comunicações empresariais da Petrobras, ele com orgulho disse que a Petrobras tinha 200 jornalistas produzindo noticias sobre a estatal! (O Estadão apurou que são 1.150 profissionais de comunicação) Pasmen pensei:
- Qual era o objetivo da Petrobras produzir noticias ou energia (Gás, petroleo, etc..)?
- Duzentos jornalistas certamente coloca a Petrobras entre as maiores redações do Pais! Dinheiro mal gasto?
- O que esses jornalistas produzem supera a capacidade de apuração das redações da grande mídia!
Agora a Petrobras lança o blog “Fatos e dados”. Alguns blogueiros comemoraram, é o inicio da queda da bastilha! Interpretaram mal os fatos!
Evidente, que a Petrobras pode ter um blog e é muito bom para a Blogosfera ter esta gigante na rede! Claro, que a Petrobras pode colocar o conteúdo que desejar neste ambiente livre.
Porém Dora Kramer escreveu “ justificativa para a criação do blog da estatal é fazer frente aos ditames da transparência por modernos instrumentos interativos de comunicação … o blog surgiu para responder às dúvidas da imprensa, manter o máximode informações possíveis à disposição do público na internet e até para se defender de acusações!” Na teoria é perfeita!
Porém, a sinfonia é outra a Petrobras está utilizando o blog para ameaçar a imprensa, matar reportagens investigativas colocando as perguntas dos veiculos disponiveis no blog antes de responder as jornalistas, forçar respostas!
O Blog da Petrobras não explica as denuncias de superfaturamentos, favorecimentos a ONGs ligadas a dirigentes da empresa, suspeitas em contratos e uma longa lista de evidências fortes de corrupção!
É a falência ética da estatal ou da blogosfera?