Nós somos a ÁRVORE, a Web 2.0 é apenas o FRUTO.

Nós somos a ÁRVORE, a Web 2.0 é apenas o FRUTO.

andywarhol.png

Ah, lembro de você! Você não ajudou a fundar a “Associação aberta de contadores de histórias na Internet”? Encontrei você no “Sindicato mundial de jornalistas amadores” ou no “Conselho universal de repórteres nas horas vagas”? Você não é sócio benemérito do “Conselho dos desesperados por só um pouquinho de fama”?

Hei você! Sim, você mesmo. Você que está lendo essas linhas! Reconheci você! Eu não te vi na capa da Revista TIME? Você não foi eleito a personalidade do ano em 2006? Junto com todos os seres humanos que contribuem com conteúdo digital?

Sim, sim já li seu Blog, você paga suas contas no Internet banking, vi suas fotos no Flickr, te vi na Second Life, compartilhei arquivos com você no My Space!

Você também está sofrendo de virtualização e tribalização? Você já passou horas em uma vida paralela em um jogo digital visitando uma praia de Hedonismo no Caribe? Ou usou um nickname diferente em alguma comunidade digital? Bem vindo a Web 2.0!

Acabou a Era da Informação, seja bem vindo a Era da Participação. Ou se preferir, você pode falar que é da “Geração C – A geração do conteúdo, comunidade, colaboração nunca visto.” Simplificando é a “Era de todo mundo para todo mundo.”.


A Web 2.0 não é tecnologia. Um internauta não usa mais do que 4% ou 5% do potencial de seu desktop, mesmo trabalhando nele 10 horas por dia.

Antes o grande dilema era o que a tecnologia poderia fazer pelas pessoas? Agora, mudamos as perguntas: O que as pessoas podem fazer pela tecnologia? Chegou a hora de repensar o Internet Banking?

A Web 2.0 é quebra de paradigmas, é o manifesto contra a proliferação da mesmice. Nós, a platéia, nos tornamos os protagonistas do Mundo.com.

É o fim da Era da produção em massa e o início da Era da inovação em massa. Não se cria para pessoas e sim com as pessoas. Antes nosso lema era conectar pessoas, agora é fazê-las participarem.

A Web 2.0 é apenas o fruto. Nós somos a árvore. E como todas as árvores e convenções da vã filosofia humana têm coisas boas e tem coisas ruins. Tem pedofilia, apologia ao crime e racismo.

O mundo.com é o espelho do nosso mundo real. Deixe-nos postar conteúdo, fotos, artigos, opiniões! Nós queremos ser voluntários para este novo e intrigante mundo. É uma grande festa, as cores oficiais são laranja, verde berrante e roxo. O lema “Menos é mais, mantenha isso simples” nunca foi tão atual.

Na enriquecedora e inquietante “1ª Conferência Web 2.0” Um dos palestrantes disse que deveríamos tomar cuidado em usar o termo Web 2.0, porque o consumidor não sabe ainda o que é isso. E quem disse que eles precisam saber? Os internautas desejam apenas se conectar, colaborar e participar. Para o usuário médio a Internet vai ser sempre a mesma.

Em outra apresentação, um especialista em pesquisa afirmou que infelizmente a Internet não tem pessoas suficientes conectadas para gerar uma revolução.

Discordo! Porque o instituto de pesquisa dele mensura apenas os internautas residenciais. E todos sabem que a maior conexão está nos ambientes corporativos.

Além disso, eles não mensuram os cyber cafés utilizados diariamente por centenas de garotos do Jardim Ângela (Um dos bairros mais pobres e violentos da periferia Paulistana).

E o fenômeno dos computadores populares do Baú da Felicidade, os PC talebans da Santa Efigênia ou a Favela com um terço da comunidade utilizando o serviço comunitário de banda larga. Ué, esqueceram de contabilizar?

Será que o número de internautas no Brasil são os mesmos que possuem cartão de crédito, carro, geladeira e TV? Será que a abertura de novas ag6encias bancarias será apenas no mundo digital?

Outro ponto importante da conferência foi o número de perguntas sobre o medo de perder o controle sobre a informação.

A profecia já se realizou, esqueça! Perdemos o controle, não dá para agradar gregos, troianos e baianos. Alguém vai falar mal da sua marca. Temos que ser audaciosos e vanguardistas.

Sem audácia, o You Tube nunca existiria, a Blogosfera seria um sonho, o ipod um devaneio. E você acha que tudo isso é uma brincadeira? Os frutos estão caindo da árvore. No Japão as agencias físicas estão sendo trocadas pelas digitais.

A Internet é apenas uma garota de 11 anos antenada, democrática e desinibida que ganhou um novo apelido “web 2.0”, quem sabe amanhã algum engraçadinho apelida ela de “Web Whatever.”.

A Revolução não é toda história, mas é uma grande história. Onde não podemos usar velhos mapas, para descobrir novas terras.