Vivemos oportunidades fantásticas da cultura do remix, da cultura expandida e inventiva.
“A cidade da revolução industrial a vapor foi Manchester, a cidade da primeira revolução digital foi o Vale do Silício. “A próxima grande revolução não é em uma única cidade.” Pontuou Jan Chipcase – Itinerant Tecnologist da Nokia.
Lugares mais liberais, tolerantes, abertos a novas experiências, mais auspiciosas, remixando a vanguarda com a tradição, como nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bangcok, Shangai, Hong Kong, Montevidéu, Instanbul, Nova Iorque e Londres.Previsões de que a humanidade chegará ao fantástico número de 7 bilhões de seres humanos em 193 países!*
Com o passar do tempo percebemos que a maior revolução no século XXI não é digital e sim social e moral.
O Brasil – o coração do mundo
Brasil é alma, é música, é a bola da vez!
Apesar da força Chinesa, o mundo torce pelo Brasil.
No Aeroporto de Bangcock está lá o “Cristo Redentor” de braços abertos nos esperando!
Nos pés de todas as nações Sandálias Havaianas e nossa linda Bandeira!
Em Londres, o presente de Natal mais sofisticado não é o Ipad e sim o Copo “Tipo Americano Brasileiro” envolto das fitinhas do Senhor do Bonfim.
Na livraria em destaque “Brasil on the rise – A história de um país transformado”.
Em Waterloo, o Jazz Masters toca garota de Ipanema!
O design do Brasil reina com seu espírito exclusivo na imprensa internacional com Santa Tereza, Pedro Saito,Roberta Zanette e Isay Winfield .
Rio de Janeiro e São Paulo estão na lista das 10 melhores cidades para se visitar. Veja aqui
A presidente Dilma é destaque para a revista The Economist. Lidera um país alinhado com o crescimento, com a estabilidade fiscal e é o novo destaque no cenário mundial. Veja aqui.
Misture tudo isto ao discurso de posse da Presidente Dilma, que evocou nosso espírito empreendedor, o amor, a generosidade, a criatividade, criação intelectual e a tolerância.
O resultado é fabuloso! Você diz que é Brasileiro, em qualquer parte do mundo as pessoas sorriem, riem, se soltam e começam a brincar e cantar “Brasilll, Brasill.” O sorriso é tenro e sincero.
Sinais dos tempos – Nós os emergentes
O Uruguay é o primeiro País a adotar um Laptop por criança! São 400.000 crianças, 18.000 professores, 2.300 escolas com wi-fi, 0,25% do PIB investido. O ganho será imenso.
O Chile é um país a ser seguido pela sua coragem, depois dos resgates dos mineiros!
Sim, Hugo Chavez, Fidel Castro, Morales (Bolívia) são os estraga prazeres da festa por estas bandas de cá!
Fazendo seu trabalho, Estônia e Eslovênia estão em melhor pontuação do que Espanha, Itália e Portugal no ranking de países menos corruptos.
Os emergentes fazem sua sociedade engajada. Enquanto apenas 32% dos internautas escrevem em seus blogs, somos 51% no Brasil e 88% na China.*
Aproximadamente 80% dos consumidores brasileiros, chineses, indianos e mexicanos preferem marcas que realizam ou apóiam algum trabalho social.**
O mais rápido, deixando o mais lento para trás. O supercomputador Chinês Tianhe-1A é o mais rápido do mundo calculando 2,507 trilhões de cálculos em um segundo.
O trem bala mais rápido do mundo, não é japonês e sim Chinês levando ao subúrbio de Shanghai. O Americano, que ainda será lançado percorrerá o mesmo percurso, 50% mais lento.
Entendeu o novo contexto mundial?
Ásia – A paz do povo em um mar de problemas
Assombram este lado de cá do planeta – Guerras atômicas, consequências do aquecimento global, congestionamentos infernais.
Acredite, São Paulo é um mar de tranquilidade comparado com o tráfego Asiático.
A Tailândia desperta para o que há de bom e ruim no estilo de vida ocidental. Dezenas pedindo um abraço nas ruas e quase todas as meninas querendo ser o “ícone duvidoso” da Lady Gaga e seu vestidinho de carne.
A China invade o mundo com seus shanzais (falsificados) de camisetas, celulares à carros! Reflexos da abertura da economia, direito a propriedade, acesso a tecnologia da informação e rápido crescimento econômico.
A China é o maior investidor global em energias limpas. Eles não tem outra escolha, 25% de seus mananciais de água estão poluídos, suas cidades estão sufocadas pela fumaça.
Shenzhen é o vale do silício chinês para a falsificação, com seus empreendedores apelidados de Shanzais.
Existem dois tipos, o que fazem a copia de Ipads e Bolsas Louis Vuitton.
Eles levam a sério o mantra “Eu tive uma grande ideia! Respira fundo que passa!”
Não teima em passar a crise no velho continente e nos EUA
Na Europa ocidental e nos EUA, existe a crise que teima em não ir embora!
Líderes destas nações batizaram esta época de “Era da Austeridade”. Tempos de muitas mudanças pela frente, alguns acreditam que não vivemos a era da convergência e sim da colisão!
A blogger Americana Ariana Huffington convocou seu país para a “Esperança 2.0.” Algo precisa ser feito para impedir que a América, transforme-se em um país do terceiro mundo.
Wall Street é um grande cassino! Desemprego maior que no Brasil! Falência nas alturas.
Na Inglaterra o orçamento para educação pela primeira vez na historia será reduzido. O governo acusa a academia de não ser inovadora o suficiente e que não sabem navegar na criatividade e negócios da nova era.
Cidades como Madri, Veneza e Berlim estão a poucos passos de decretarem falência!
O reflexo da crise já chegou no estilo de vida, o velho mundo está vintage, saudosista, os anos de 1980 repassados. Saudades de um tempo em que eles reinavam absolutos?
O digital encontrou o real
Pessoas usam leques com a marca Twitter, a simpática Baleia Fail virou bolo, o Ipad também, Facebook virou uma caneca e o ‘Control, Alt, Delete’ Copos.
Cientistas pensam no futuro da tecnologia, declaram que o mundo terá sua identidade social, designer generoso, empresas que pensam primeiro na equipe e depois nos clientes. ***
Porque eu contei está longa história? Este é o meu primeiro artigo em 2011. Ele foi escrito em uma viagem fantástica pela Tailândia e Inglaterra. Eu senti e vi o que escrevi.
É para celebrar este mundo sensacional, cheio de oportunidades, para celebrar o Brasil como uma potência digital, empreendedora e ambiental.
Nos anos de 1980, eu cantei alto no épico show do Legião Urbana que “O Brasil é o pais do futuro”. Ele chegou minha gente!
O que é mais poético, moderno e social? Nosso Cristo de braços abertos ou a grande muralha Chinesa?
Como eu disse no início, a revolução são valores. “Um dia uma revolução moral marcará uma nova era da humanidade. Ela produzirá inevitáveis modificações nas relações sociais” Filósofo Sócrates em conversações na prisão.
A Revolução começou minha gente!
* 7 Bilhões de habitantes
** TNS Global Digital Life.
*** Edelman
**** Veja a opinião dos futurólogos Dan Tapscott , Paul Saffo, John Batelle, Mark Pinus (Zynga), Vineet Zayar, Paola Antonelli
Gil Giardelli (CEO da Gaia Creative, onde implementa ações de redes sociais e web colaborativa para empresas como BMW, Fundação Roberto Marinho, Grupo CCR, Bourbon Hotéis, Sebrae, Mini Cooper, Grupo Cruzeiro do Sul entre outras. Professor de MBA, do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) e Pós graduação da ESPM).
Artigo original no Portal HSM em 14/01/2011
Leia mais:
Era da generosidade e da criatividade coletiva
Não existem mais consumidores e sim pessoas