Post primeiramente publicado no site HSM
O Núcleo Jovem da Editora Abril investigou a fundo os jovens brasileiros de 15 a 24 anos que utilizam redes sociais, resultando em um estudo bem interessante e atualizado.
Abaixo, separamos alguns dos principais pontos e conclusões da pesquisa:
Comportamento de acesso
As redes sociais fazem parte da vida do jovem de uma forma tão intensa que 10% ou mais deles não conseguiriam ficar sem acessar as redes e cerca de 10% só conseguiria ficar desconectado por um dia. Estes ambientes são importantes para os jovens porque é neles que os jovens se atualizam e interagem com os amigos.
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Preferências
Em questão de preferência quanto às redes sociais, o Twitter está na frente para os jovens, inclusive no uso para se relacionar com marcas e empresas. O Facebook é a rede dos aplicativos e jogos, já o Orkut faz mais sucesso entre os de menor idade para postar fotos, vídeos e mensagens particulares. O Facebook é usado para as mesmas atividades, porém pelos mais velhos.
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Segurança / Privacidade
Quanto à privacidade, os jovens não estão seguros em divulgar algumas de suas informações, mesmo no caso de cadastros e compra de créditos para jogos.
Publicidade
Falando em compras e relacionamento com empresas, grande parte dos jovens fazem pesquisas nas redes sociais antes de comprar, mas não há marca que tenha grande destaque nas redes sociais. Mais da metade diz não ser impactado por publicidade em redes sociais, mas quase 70% faz pesquisas nas redes antes de comprar um produto/serviço. Nestas pesquisas, as opiniões de colegas, amigos e família influenciam mais a compra do que a publicidade. Neste assunto, os jovens preferem interatividade como promoções, jogos, aplicativos e testes.
Aqui você confere o estudo completo:
Fontes: Núcleo Jovem da Editora Abril
Por Gil Giardelli com colaboração de Samanta Fluture e Equipe InovadoresESPM