As grandes paixões se nutrem de tristeza, os amores que dão certo são tempestades apocalípticas. O sonho e a paixão de um trabalhador na presidência do nosso país, há muito já esfacelou-se!
Meus avós migraram da Itália, por que passaram fome e enfrentaram guerras, tudo culpa de um sistema político autoritário. O Facismo! Sempre que vejo algo autoritário isso me provoca ansiedade e preocupação.
Em frente a Universidade de Berlim, há um monumento aos livros queimados pelos nazistas. Para entender a história! Em 1933, os nazistas, acabados de chegar ao poder, davam uma primeira mostra das suas apetências. Frente à Universidade de Berlim, tinha lugar a
«ação contra o espírito anti-germânico».
Empilhados em enormes fogueiras, eram queimados publicamente milhares de livros. Obras de Heinrich e Thomas Mann, Brecht, Adorno, Einstein, Freud, Remarque, Kafka, entre outros.
No mesmo lugar, algumas décadas depois foi inaugurado um monumento. Uma biblioteca subterrânea, vazia, onde o observador é confrontado com o vazio. Uma biblioteca construída 15 metros abaixo do solo, isolada hermeticamente, onde à frente de frias paredes brancas se encontram prateleiras vazias. lugar para os 20 mil livros queimados.
Obra do escultor israelita Micha Ullmann, recorda a acção de «limpeza» levada a cabo pelos nazistas. Sem caminhos, sem encenação, sem ilustração.
«A única coisa que ficou da fogueira de livros, foi o espírito dos livros e das pessoas».
Iluminada dia e noite, o sol fará com que o espectador projecte e veja a sua própria sombra nesse espaço que, de resto, só pode penetrar através do pensamento, das recordações ou sensações provocadas. Nomeadamente: insegurança, o observador entregue a si mesmo, perdido, ao lado da tabuleta com as palavras proferidas por Heinrich Heine em 1834:
«Foi só uma amostra. Onde se queimam livros,
no final também se queimam pessoas». *
Acabo de ler uma notícia no Adnews que me estarreceu “Pedido de Lula, filme da Peugeot sai do ar”
O novo comercial de varejo da Peugeot, “Relaxa e compra”, saiu do ar neste sábado (13). O filme deveria ser apresentado ainda por toda a semana que vem. O motivo: um pedido à montadora do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
O comercial retirado do ar neste sábado faz referência à frase da Ministra do Turismo Marta Suplicy, “relaxa e goza”, deferida em relação aos passageiros que enfrentam, no nosso país, o apagão aéreo e os intermináveis atrasos. Engraçado que censura às frases da ministra não há, mas ao bem-humorado filme, no ato. Vai ver que foi questão de vaidade. Afinal, o ator que aparece na telinha travestido de Ministra não é assim nenhum modelo de beleza. E mulheres são seres muito vaidosos. **
Um presidente realmente preocupado com o povo e não com seus projetos políticos, preocuparia-se com os moradores de rua, com as filas de hospitais e com centenas de descalabros.
O meu receio é que a história sempre se repete, imagine que em vez de livros sejam dada ordens para retirarem primeiramente propagandas de Tvs e daqui a pouco vão queimar blogueiros independentes ;(
Fonte: Adnews** e http://quexting.di.fc.ul.pt/*