Eu tenho certeza que futuro um historiador dirá que hoje e os anos que vivemos era o fim do capitalismo e algo novo começava! Certeza!
O Social Media Week é uma iniciativa simultânea em seis países, aqui no Brasil foi capitaneada por quatro jovens sensacionais , o Alexandre Formagio – @Formagio, @DiegoRemus, @GilbertoJr e o @Gabrielpires – verdadeiros empreendedores sociais que fizeram esse evento. E com a maestria do Michael Nicklas o Norte Americano mais Brasileiro, e que ajuda o Brasil que eu conheço 😉
Os eventos aconteceram na DM9/DDB, ESPM e The Hub dezenas assistindo ao vivo e milhares no livestream 🙂
No 1º dia do evento capitaneado por @sergio_valente a sua definição foi que Co-creation. Co-brand. Co-business. Co-tudo se encontraram na #SMWnaDM9
Na minha palestra eu afirmei e provoquei “1% dos internautas produz conteúdo, 4% replica e 95% lê! Estamos criando uma nova elite dominadora?”
Entra em cena @gilbertojr discordando e afirmando “Ler não é passivo. Passivo é NÃO ler”.
E para complementar com intelig6encia @rcassano proclama “Quem lê também contribui, pq o simples acesso deixa rastros, estatísticas, inteligência coletiva.”
Então, o mote do evento, criou-se de forma espontânea:
“As redes socias não mudam o mundo, mas muda o jeito das pessoas se relacionarem.”
E os dias se seguiram, e eu fiz uma coletânea de twittes genias
@menta90 proclamou que nesta adorável era devemos exercitar novos verbos! Ouvir, explicar, surpreender, atender, entender, resolver, propor, encantar …
@diegoremus “cativar é criar laços”, explica a Raposa para o Pequeno Príncipe http://bit.ly/8XvMWO #smwsp
@diogoabdalla citou: “Cada ser humano é uma pequena sociedade” Novalis (1789)
Temos que agir na rede para mudar o mundo disse @markun e conclamou para o ativismo digital e para a transformação social.
@marinamiranda: A rede nao é um instrumento para fazer a mudança : ela já é a mudança
oldgrilo netweaving é a arte de tecer e articular redes sociais
@betatron: E se cada voto do seu #deputado na câmara fosse tuitado e você pudesse acompanhar passo a passo o que ele faz lá dentro?
@BobWollheim: Procure os loucos na empresa, eles vao fazer as mudanças!
Produtores de música, de livros, de arte estão hoje se organizando em rede pois o mercado de intermediação faliu @markun
@marinamiranda: crunching = amassamento do mundo, o mundo está ficando pequeno. O grau de separaçao entre as pessoas diminui. E vc dá poder p pessoas
@biagranja: “a web é um gerúndio contínuo”
@alguem Cooperação é um atributo que está intriseco a natureza humana.
@vascofurtado faz um convite aos ouvintes: vamos wikimapear http://www.wikicrimes.org
93% dos municipios no Brasil não tem cinemas ou teatros! Triste, né?!!? @gilbertojr
@gilbertojr definiu “Estamos virando todo mundo a mesma pessoa…. ou seja, ninguém?”
@rmesquita colabou com um genial artigo da sociedade em rede http://migre.me/iOzY
@inagaki diz que se vc olhar fora do esquemão, vai achar muita coisa diferente e legal
@radfahrer sua genialidade e dez perguntas para pontuar o evento 😉
Em eventos simultâneos outros pensadores colaboraram:
Um trilhão de dispositivos conectados e construindo uma internet das coisas Cezar Taurion #cloudcomputing #imasters
“A idade da pedra, não acabou por falta de pedras” mudanças radicais! @busarello #ebpecommerce #Espm
EnTão, se você quiser ver o que discutiram lá, veja isso:
[slideshare id=3089829&doc=mercadoenegocios-slideshare-100206111601-phpapp01]Quetalisso
[slideshare id=3088733&doc=quetalissonosmw-100206085054-phpapp02]
Marcelo Pimenta
[slideshare id=3065073&doc=smwsp2010mpimenta-100203180705-phpapp01]Rodrigo Mesquita
[slideshare id=3069493&doc=rodrigomesquita1-100204065627-phpapp02]Bia Granja
[slideshare id=3082296&doc=biagranjaculturadigitalmypixcombr-100205124325-phpapp01]Eric Messa
@lucianopalma e sua excelente palestra e uma lista incrivel de livros
Groundswell (Charlene Li e Josh Bernoff)
Um excelente retrato das mudanças introduzidas pelas tecnologias da Internet.
Socialnomics (Eric Qualman)
Do mesmo autor de Wikinomics, este livro ajuda a entender porque empresas precisam acompanhar essas mudanças
Grown Up Digital (Don Tapscott)
Leitura “mais obrigatória ainda” para quem tem filhos. Fiz uma análise mais detalhada deste livro aqui.
The Cluetrain Manifesto (Rick Levine, Doc Searls, Christopher Locke)
Difícil de acreditar que foi escrito 10 anos atrás, de tão atual que permanece. Um pouco “revolucionário”, mas com reflexões bastante reais.
The Starfish and the Spider (Ori Brafman)
Mais um livro na linha “revolucionária”, propondo uma quebra dos paradigmas de gerenciamento de empresas. Não fica com cara de utopia por conta dos exemplos mencionados.
A Bíblia do Marketing Digital (Cláudio Torres)
Um bom livro em português sobre o assunto, bastante abrangente e atual.
Trust Agents (Chris Brogan, Julien Smith)
Importante leitura para entender o papel dos Influenciadores.
The Numerati (Stephen Baker)
Uma leitura para aqueles que querem usar os números para entender os processos.
Boas clicadas! Participe no ano que vem! E lembre-se assuntos como este você verá na 6º Edições do Ações inovadoras na ESPM com inicio dia 09 de MArço