Coordenação Antonio Augusto Grieco (Guto Grieco) Professores: Gil Giardelli e Luiz Algarra Início das aulas: 23 de Julho Término das aulas: 27 de Julho Aulas às segunda a sexta feira das 19h30 às 22h30. |
Objetivos:
Neste curso as disciplinas estarão focadas em aspectos práticos da elaboração de projetos de redes sociais com ênfase em empresas e instituições.
Teremos propostas de experimentação prática de todos os assuntos abarcados durante as disciplinas conceituais, como base para o desenvolvimento dos trabalhos finais de avaliação geral de todo o curso.
O curso é composto de um conjunto de disciplinas teóricas que oferecerão aos alunos os elementos conceituais indispensáveis relacionados à temática das redes sociais e que servirão fundamentos para as interações e práticas entre os alunos.
Por que participar:
Este curso é indicado para pessoas que já tem algum conhecimento sobre redes sociais e comunidades digitais, no âmbito empresarial ou institucional, e desejam ampliar e aprofundar seus conhecimentos práticos e conceituais.
Muitos profissionais recém integrados ao mercado de serviços, marketing, propaganda, recursos humanos, aprendizagem e sustentabilidade que estão participando ou promovendo projetos e ações em redes sociais, terão neste curso uma visão sistêmica das teorias e técnicas essenciais ao bom resultado de seus trabalhos.
Resultados esperados:
Os participantes deste curso deverão ter domínio sobre os principais conceitos teóricos sobre redes sociais, podendo escolher em seu cotidiano profissional, a abordagem mais indicada para os projetos em que atua.
Também terá acesso às trilhas de pesquisa que indicarão quais conhecimentos e de modo acessá-los para manter-se atualizado no fluxo de novidades sobre o assunto redes sociais nos próximos anos.
Programa contendo detalhes aula por aula
CONTEÚDO GERAL
Referências teóricas sobre as características da comunicação digital
Análises dos aspectos inovadores dos meios digitais nas organizações e instituições
Comentários sobre as teorias das redes digitais sociais
Reflexões críticas sobre a implantação e gestão dos processos sociais mediados digitalmente
Experimentações práticas colaborativas de diálogo para grupos humanos
Ampliação da visão sistêmica e habilidades cognitivas para intervenção social em redes
Design de de projetos para gestão de redes informativas e conteúdos digitais
Redes como estruturas para inovação, aprendizagem e comunicação em empresas e instituições
CONTEÚDO POR MÓDULO
PERCEBENDO O FLUXO
Como escutar? Quais ferramentas presenciais e digitais temos para perceber? De onde escutamos o que escutamos? Porque as pessoas querem ser ouvidas?
ABRINDO ESPAÇOS PARA A ESPONTANEIDADE
Como incentivar a expressão? Como mapear, ampliar e nutrir os espaços de interação? Interfaces presenciais e digitais, como integrá-las?
RETROALIMENTANDO AS NARRATIVAS
Convidando para o compartilhamento das histórias, opiniões e conceitos emergentes do grupo. Processo de criação de contextos digitais que incluam os sujeitos das redes e os ativem para interação.
AMPLIANDO O CAMPO SEMÂNTICO
O contágio entre as áreas, departamentos e seções na geração de novas falas, idéias e conceitos. A inclusão de elementos externos, convidados e especialistas no fluxo de conversação da comunidade. Ativação da inteligência coletiva e colaborativa de uma empresa, a partir da integração entre suas diversas áreas e departamentos.
MONITORANDO OS RESULTADOS
Estabelecendo indicadores de sucesso do projeto da rede. Renovando e ampliando estes indicadores de acordo com o desenvolvimento da rede. Elegendo indicadores com os sujeitos da rede e refletindo com eles sobre as medições.
AVALIAÇÃO GERAL
Será solicitado um Relato em Primeira Pessoa sobre as experiências vividas por cada aluno, a ser registrado na forma de um texto livre a cada aula.
Este material deverá compor um portfólio avaliativo individual a ser apreciado e comentado pelos tutores, servindo de base para a avaliação do aluno e do curso.
METODOLOGIA
Em cada aula teremos três momentos: expositivo, interativo e compartilhado.
Cada momento conta com uma dinâmica própria, a saber:
Expositivo: Apresentação dos conteúdos programáticos
Interativo: Interações em grupos de cinco ou seus pessoas sobre os conteúdos apresentados
Aplicado: Experimentação prática em ambiente digital ou presencial
Professor: Gil Giardelli
Co-founder Gaia Creative, Justmail Amanaie entre outras. Professor nos Cursos aqui no CIC/ESPM de Ações Inovadoras em Comunicação Digital e Startups, economia criativa e empreendedorismo na era digital .
Hoje cria ações inovadoras e redes sociais para empresas como BMW, Mini Cooper, Oracle, Sebrae, Laselva entre outras. Palestrante do TEDX http://www.tedxsudeste.com.br e em mais de 450 eventos como RioInfo, Fórum de Inovação RJ, WebExpoForum, e em empresas como TV Globo, Maritima, BNDES, Banco Real, Visanet, Vivo, Natura, Motorola entre outras. Editor do portal colaborativo “Humanidade 5.0”
http://www.gilgiardelli.com.br/blog
Co-autor de três livros Internet:
• Encontro de Dois Mundos
• E-causos
• Intercon 2010 – Novos caminhos digitais
Contatos
• Twitter http://twitter.com/gilgiardelli
Professor Luiz Algarra:
Designer de fluxos de conversação para grupos humanos, com foco em inteligência colaborativa.
Consultor em inovação sistêmica, com abordagem em meta-design, cibernética conversacional e aprendizagem informal, propõe e estrutura processos de diálogo para grupos humanos, sejam empresas ou instituições.
Atua em eventos, encontros e palestras como ativador de reflexões para grandes multidões, em temas locais ou globais.
Colabora com o Itaú Unibanco design da rede do Programa de Finanças Sustentáveis.
Participa da ativação da rede do Ciclo de Novas Profissões, um projeto da Fundação Telefônica.
Atua como consultor para inovação no Grupo Bio Ritmo, líder de negócios em fitness no Brasil.
Promove conversações para inovação no Banco Pátria Investimentos.
Concebeu e implantou os processos da inovação de ensino-aprendizagem dos callcenter Vivo de todo o Brasil e ativou a rede de conversações nacional que subsidiou a inovação das políticas de sustentabilidade da Vivo.
Integrou a equipe básica de criação e implantação do projeto da TV Escola Digital Interativa, para o Ministério da Educação na equipe de Cristovam Buarque.
Se faz presente na internet desde 1994, liderando iniciativas pioneiras em educação, inclusão e novos negócios a partir da cultura digital.
Produz, mantém e compartilha conteúdo próprio em blogs e redes sociais como plataforma de co-inspiração e construção de novos conhecimentos.
Cursou Jornalismo na PUC/SP e Certificação em Biologia Cultural com o Prof. Humberto Maturana e Ximena Dávila, da Escuela Matriztica de Santiago.
Mais informações aqui.