Regras e leis na blogosfera, sócrates e as três peneiras

Regras e leis na blogosfera, sócrates e as três peneiras

Entre os melhores blogueiros que eu conheço, dois estão na Revista B2B. Eduardo Vasques com seu Perolas das assessorias e Marco Aurélio com Jesus me chicoteia! Sério e descontraído, pertinente e abusivo. Sensacional!

A revista neste mês deu espaço para o artigo para o advogado Marcelo Elias, Em seu artigo ele questiona pontos interessantes da blogosfera como; Se o editor do blog é responsável pelo comentários de terceiros!?
Ou se o editor do blog é responsável pelo conteúdo de blogs e web sites de terceiros linkados em sua página?

As respostas não, não e não! Não cabe na blogosfera aquele artigo da constituição de liberdade de expressão?

O mundo digital tem apenas 15 anos de idade, não deu tempo de fazer uma manual de boas maneiras ou regras!

Então, se você deseja blogar e ser um blogueiro o que conta é o bom senso!
Eu uso as três peneiras do filosófo Sócrates, que a lenda diz mais ou menos assim;

“Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
– que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
– Três peneiras?
– Sim… A 1ª peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo.
– Suponhamos então que seja VERDADE. Deve então passar pela 2ª peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
– Se o que você vai contar é VERDADE, é coisa BOA, deve passar ainda pela 3ª peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E arremata Sócrates:
– Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.”

kalidancers.gif