O Facebook juntamente com a Nielsen lançou essa semana um relatório chamado “Advertising Effectiveness: Understanding the Value of a Social Media Impression”.
Ambas as empresas querem responder à necessidade de orientação quando se trata de medir o valor de publicidade em mídia social, dúvida de inúmeros profissionais de marketing.
O relatório conjunto apresenta alguns primeiros resultados de uma análise dos dados da pesquisa com mais de 800.000 usuários do Facebook e como eles responderam a mais de 125 campanhas de publicidade (de 70 anunciantes de marca), no rei das redes sociais.
A Nielsen avaliou o valor da campanha publicitária nas Mídias Sociais, neste caso os anúncios no Facebook, usando as tradicionais referências de marca: Recall (lembrança de marca), Brand Awareness (Reconhecimento da marca) e Purchase Intent (Intenção de compra).
Foram três os tipos de anúncios do Facebook, avaliados pela Nielsen, conforme abaixo:
Em seguida, Nielsen comparou os três tipos de anúncios utilizando os critérios de referência de marca mencionados acima, analisando o efeito da combinação de alguns desses anúncios:
Através destes gráficos podemos entender que osAnúncios Orgânicos e Anúncios com o Contexto Social são mais eficazes em geral, reforçando a tese de que as recomendações de colegas são mais eficazes que outras formas de anúncios.
O boca-a-boca, peer-to-peer, conselhos, recomendações e defesa da marca desempenham um papel importante no marketing de mídia social.
Como a Nielsen escreve: “Estudo após estudo mostrou que os consumidores confiam em seus amigos e colegas mais do que ninguém quando se trata de fazer uma decisão de compra”.
Há uma diferença entre a Mídia que é paga e a Mídia que é gerada espontaneamente pelos usuários. Essa última que é a mais importante não pode ser comprada mas sim conquistada pelo engajamento do usuário e as conexões entre os usuários e as marcas.
Para ter acesso ao Relatório completo da Nielsen, acesse aqui
Fonte: Social Email Marketing e Penn-Olson e Inovadoresespm