“Só digo isso para salvar a minha alma!” Karl Max

“Só digo isso para salvar a minha alma!” Karl Max

“Hoje se decide como será o mundo em 2050 e se prepara como ele será em 2100. Dependemos de como agirmos, nossos filhos e netos herdarão um mundo onde será possível viver ou enfrentarão um inferno. Para deixar-lhes um planeta habitável (e um país justo), é preciso nos darmos o trabalho de pensar no futuro, de compreender de onde ele vem e como agir sobre ele.”  Jacques Attali.

Observe como o mundo está se preparando!

A Grande superpotência do século passado! O Presidente dos EUA, Barack Obama escrreveu um artigo ” Temos de continuar limpando os destroços desta recessão, mas este é o momento de reconstruir algo melhor no lugar. Mesmo quando salvamos a economia de uma crise total, eu insisto que é preciso reconstruí-la melhor do que antes. Porque, se não aproveitarmos este momento para enfrentar as fragilidades que vêm assolando a nossa economia há décadas, estaremos relegados, nós e nossos filhos, a crises futuras, um crescimento lento, ou ambos. Criar os empregos do futuro dentro das nossas fronteiras, dar aos nossos trabalhadores a competência e o treinamento que precisam para competir por esses empregos. Começamos a debater como dar aos nossos trabalhadores as qualificações que precisam para competir por esses empregos do futuro. Numa economia em que aqueles empregos que exigem no mínimo um bacharelado de dois anos vão crescer duas vezes mais rápido do que os que não exigem nenhum curso superior, nunca foi tão importante continuar os estudos e a especialização depois da escola secundária. É por isso que estabelecemos a meta de nos tornarmos líderes mundiais em número de graduados universitários em 2020.

A Grande força religiosa dos últimos séculos! Em paralelo, O Papa Bento XVI, publicou “A nova enciclica do amor”, na Analise de José de Sousa Martins Professor emérito da Faculdade de Filosofia da USP, à encíclica é um acerto de contas com as irracionalidades da economia e também com as iniquidades sociais e políticas. Não é um documento de acusações., porém mostra à posição da Igreja em face das misérias e injustiças da atualidade, como a fome, a má distribuição dos benefícios do progresso econômico e técnico, o aniquilamento do meio ambiente, a falta de reforma agrária. Incentivando mudar a sociedade em que o outro é objeto para que o outro se torne o objetivo.  Citou famoso texto de Karl Marx, como o grande desafio do mundo atual e o grande desafio da Igreja na sua missão de propor o reconhecimento do desenvolvimento como vocação. Portanto, como movimento cuja justiça e cuja verdade se fundam na transcendência do amor.

Os grande pensadores atuais! Na outra face do paralelo de inovação da humanidade, escreveu Jacques Attali, no excelente livro “Uma breve história do futuro” – “Pouco importa quem inventa uma tecnologia, o importante é estar em condições cultural e politicamente de pô-la em prática”

Ou seja, o lider da mais poderosa nação, exigindo mudança, o líder de uma força religiosa rezando por mudança, um lider acadêmico traçando mudança e o Brasil? No Brasil, o atual presidente Lula, exigindo que a opinião pública respeite a biografia de um ex-Presidente (José Sarney) que quebrou o País dando o calote, que levou a inflação a mais de 4 digitos, que é o retrato do atraso Brasileiro, que é hoje o lider de uma galhofa corrupta! 

O grande coração do mundo o Brasil! Vamos nos questionar, o Brasil tem condições de navegar na era da economia criativa? Estamos criando uma classe criativa? Somos um país de inovadores, criadores, financistas, empreendedores e de intelectuais? É da falta (de uma classe politíca honesta) que nascerá a a força do Brasil?  Nossos lideres compreende as mudanças necessárias para preparar o Brasil para o futuro?

O Economista Francês Jacques Attali ex-Presidente do Banco Europeu pontuou sobre o Brasil “(O Brasil) nunca conseguiu formar, suscitar, nem acolher uma classe suficientemente numerosa. Nunca formou suficientes engenheiros, pesquisadores, empreendedores, comerciantes e industriais. Nunca atraiu para si suficientes cientistas, financistas, criadores de empresas, somente teóricos e artistas pagos pelo poder.”  Porém Attali acredita que nos tornaremos uma formidável potência economica criando um estado um Estado justo, uma democracia transparente, suscitar o desejo de um destino comum! sim, isto acontecerá! Tenho certeza! Só que antes vamos ter que repensar a ética, a liberdade, a sensatez! Enfim, coisas básicas para o crescimento sustentável do país! Apesar dos politicos o Brasil é maior! A mudança será feita por você, você e você! Você que empreende, você que iniciou sua carreira profissional, você estudante que acredita no País, você funcionário público que lê este blog e sim acredita que seu trabalho enobrece o país, a você ético e que tem regojizo contra a corrupção! Nós somos maiores e melhores que estes petulantes assaltantes de colarinho branco!

No final tudo dá certo, se não deu certo ainda é porque não chegou no final! O grande arquiteto do universo ilumina a todos! ;0) 

Pinico