A Patricia Andrade, tem o carinhoso apelido de “Presidente”, ela é aquela mulher bonita, decidida, elegante e com uma pimentinha Bahiana! Imaginou? Trabalha com Internet desde os primórdios … montou a operação digital da W/Brasil a Popcom, vendeu para uns investidores e hoje dividi-se entre a AG2 e algumas caminhadas.
Um dia caminhei com ela nas belas praias de Trancoso – o lugar bão!
Ela começou a me contar sobre o seu Mundo.sem_um_monte_de_coisas.
Caminhava olhando o Lusco-fusco e ela contando; “Agente começa a ter que conviver com um Mundo.sem_paciência, um Mundo.sem_calma, um Mundo.sem_o_tempo_necessário, … coisas assim.
O fato de estarmos na frente do computador, assistindo, interagindo, convivendo com coisas de uma forma instantânea, em tempo real, faz com que agente se esqueça que por trás desta instantâneidade, existem pessoas, empresas e processos necessários para o Mundo.com existir.
Ficamos com a sensação que tudo pode acontecer com um passe de mágica. Lembram da “Jinny é um Gênio”? Pois é! Cruzamos os braços, fechamos os olhos, um leve movimento pra baixo com a cabeça, e pronto: Lá está o site pronto, o banner sendo visto nas páginas dos portais, os e-mails todos entregues e “traqueados”, tudo instantâneo, tipo leite em pó!
Duro, né? Porque será que precisamos produzir um e-mail marketing muito mais rápido do que um anúncio para uma revista? Será porque o e-mail será disparado por um sistema, andará Kilômetros de distancia por milhões de cabos e antenas e estará entregue ao consumidor rapidamente e o anuncio vai sair numa revista mensal?
Podem acreditar, é assim que as pessoas estão se comportando quando começam a utilizar a internet nas suas ações de marketing.
E o que acontece com as pessoas, as empresas e os processos que são responsáveis por fazer o Mundo.com funcionar do jeitinho que ele se propõe a fazer e ser? Essas pessoas, empresas e processos estão em constante crise existencial, no super bom sentido, claro! Elas se perguntam todo o tempo: Onde estou errando? O que posso fazer para ser mais rápido, mais produtivo, mais instantâneo? Um stress! Mas o fato é que vamos conseguindo. A duras penas, mas vamos.
Apesar de termos as mesmas características do mundo off-line (somos as mesmas pessoas, as empresas tem contabilidade, folha de pagamento, processos, hierarquias, coisas do mundo normal), também somos seres humanos capazes de nos superarmos a cada dia e por isso vamos conseguindo.
Mas bem que a galera do fast-food digital podia dar um refresco e não exigir tanto de nós, que temos que dar conta das expectativas de quem consome o Mundo.com, ou então, mandar o e-mail da Jinny, para que agente possa pedir uma forcinha pra ela, que tal?
Silenciei, caminhamos e fiquei pensando que adoro esse Mundo.com.lusco.fuso.e.com.pessoas.muito.inteligentes.
Patricia, minha linda amiga um beijo no coração e obrigado por não deixar o fast.food.com nos atolar!