Web 3.0 é conteúdo, web 3.0 é organização de conteúdo. A Web 1.0 foi a velha mídia tentando segurar, dominar e domar a revolução digital. Nasce os grandes portais. A Web 2.0 foi a abertura total, o proletariado digital, o open social, o final do controle e a democratização digital (Nos lembra o final da ditadura no Brasil).
A Web 3.0 é entender como monetizaremos a abertura! Em um mundo com códigos abertos, e-mail, podcasts e blogs grátis, ferramentas de rede sociais sem custo para o usuário! Quem pagará a conta das fazendas de servidores do Facebook, Videolog, Youtube, Orkut e tantas outros sites grátis? Os Investidores Angels? Por quanto tempo?
O que pagará a conta é o conteúdo! Porque tempo e atenção tem limites! Quanto custa quando um internauta da sociedade imediatista, sem tempo para nada entra no seu site ou blog e disponibiliza sua atenção?
E os agregadores tem tudo para serem os vencedores da web 3.0, eles são o caminho mais rápido para encontrarmos informações relevantes no caos digital!
Twine, Ning, Blogblogs, Newser, Itodas Motorsale, Techmeme, Topix, Me adiciona, Innocentive são exemplos de agregadores superpoderosos. Renasce também os blogs coletivos das celebridades.
E o melhor da Web 3.0. a velha mídia renasce com junção dos amadores da blogosfera! Entramos na era de ouro do conteúdo digital!
Poucos dominavam o conhecimento, agora temos infinitas escolhas para se abastecer de noticias, e versões do mundo! Ou seja, mais escolhas, mais concorrência, mais qualidade! É a era do capitalismo solidário digital!
Porque você não monta seu agregador! Precisa de três pitadas -empreendedorismo digital, pioneirismo no conceito e motivação pela inovação.
Ou seja, digg isto, newsvine aquilo, me adiciona acolá e empreenda agora!
Baseado em material da Advertising Age!