Qualquer processo de inovação, passa por sete fases – Precursor, Invenção, desenvolvimento, maturidade, pretendentes, obsolêscência e antiguidade!
“Sonhadores/precursores” a utopia nasce! Da Vinci Sonhava com algo similar a aviões! A fase seguinte é a “invenção” – Santos Dumont, a terceira fase é o “desenvolvimento”, seguido pela “maturidade”. A quinta fase é “pretendentes” (Os amantes da inovação, nesta fase, acreditam que nada melhor irá nascer) A sexta fase é a “Obsolêscência” é a fase da velhice e declínio! A fase final – o peregeu – é a “antiguidade”!
Convenci-me que a publicidade tradicional está entre a obsolêscência e a antiguidade! Mesmo quando muitos cegos, acreditam estar ma fase dos pretendentes. Explico;
A convite do meu grande amigo PsCarneiro, fui assisitir ao Cannes After. Mediado pelo brilhante Marcelo Queiroz do Jornal Propaganda e Marketing.
O bate papo começa com a pergunta: Porque o Brasil ganhou poucos – pouquissimos – Leões em cannes?
Algumas percepções:
{{ Enquanto entre 70% a 80% do dinheiro que circula na mídia nacional, passar pelas organizações Globo, temos um péssimo monopólio que ceifa as idéias criativas na convergência?
{{ Temos que repensar a questão BV no Brasil?
{{ Nossa publicidade não sabe fazer integração de mídias?
Um participante falou que temos que reinventar a comunicação! Falou que o mundo mudou, que quando ele era criança assistia os Trapalhões e todos os comerciais. Hoje, ele tem centenas de canais e o seu controle remoto!
Para outra debatedora, Cannes deixou o seguinte recado: “A velha propaganda faliu, Cannes, precisa se reinventar! A Publicidade tradicional precisa parar, pensar e fazer tudo diferente porque o mundo já esta diferente.”
Você acredita que vai dar certo?