Conflito no Oriente Médio tem uso de inteligência artificial

Israel: Inovação em Defesa e a Batalha Contra Ameaças Subterrâneas

 

Israel, reconhecido globalmente por sua inovação tecnológica, incluindo a criação do aplicativo de navegação Waze, também aplica sua expertise no campo da inteligência artificial (IA) para fortalecer suas capacidades de defesa. Eyal Zamir, ex-Diretor-Geral do Ministério da Defesa de Israel, destacou a ambição do país de se tornar uma superpotência em IA, aproveitando essa tecnologia para aprimorar análises e decisões estratégicas.

Em 7 de outubro, o cenário de segurança se intensificou, trazendo à tona o desafio de lidar com as extensas redes subterrâneas conhecidas como o “metrô de Gaza”. Diante deste desafio, empresas como a Roboteam, de Tel Aviv, vêm desempenhando um papel crucial há mais de uma década, desenvolvendo veículos terrestres não tripulados para operações especializadas.

Estes sistemas avançados, que incluem drones, robôs caninos e dispositivos como o “throwbot” – um robô compacto de 1,6 kg – são equipados para navegar e obter inteligência destas complexas redes subterrâneas. Complementados por tecnologias como imagens térmicas, câmeras de alta resolução, radares de penetração e detectores de gravidade, esses dispositivos oferecem mapeamento preciso e capacidades de vigilância. Alguns são até mesmo dotados de sistemas autodestrutivos para missões críticas.

Os drones utilizados são projetados para resistência, capazes de voar por até três horas e transmitir vídeo em tempo real, independentemente das condições climáticas e de iluminação.

Além da Roboteam, outras empresas de defesa israelenses contribuem significativamente para a segurança nacional e global:

  • Elbit Systems: Esta empresa é uma referência na indústria, fornecendo desde sistemas aéreos não tripulados a soluções eletro-ópticas e de vigilância.
  • Rafael Advanced Defense Systems: Conhecida por desenvolver sistemas de defesa altamente sofisticados, como o Iron Dome, e tecnologias de precisão guiada.
  • Israel Aerospace Industries (IAI): A IAI é pioneira em tecnologia aeroespacial e defesa, criando sistemas avançados para aplicações militares e comerciais.
  • NSO Group: Apesar das controvérsias envolvendo o uso de sua tecnologia, destaca-se pelo software de vigilância Pegasus.
  • Plasan: Especialista em blindagem, a Plasan projeta soluções para veículos militares e civis.
  • Magal Security Systems: Fornecedora de sistemas de segurança para a proteção de fronteiras e infraestruturas críticas.

A combinação de inovação tecnológica e estratégias de defesa coloca Israel na vanguarda do desenvolvimento de soluções para garantir a segurança tanto em território nacional quanto em âmbito global.