Ninguém pode enganar a realidade?

Ninguém pode enganar a realidade?

O mantra dos anos 90 foi “A informação quer ser livre.” E o lider desta filosofia foi o poderoso ex- presidente do Banco Central Americano Alan Greenspan, ou simpaticamente apelidado de ”Sr. Mercado.”

Greenspan foi o primeiro a falar sobre a bolha dotcom e a exuberância irracional em 1996 – quando falou ninguém levou a sério.

Em março 2000, no pico da bolha do dotcom, quando – quase – ninguém acreditava na Internet, “Sr. Mercado” Fez um discurso detalhando a volta da internet que vivemos hoje. Ou seja, com seu olhar calmo e sereno, sempre foi um grande incentivador da era digital!

Como constatou a revista Veja “(Greenspan) descobriu a revolução da internet no campo da produtividade. Até 1995, imaginava-se que um país como os EUA não poderia crescer mais de 2,5% ou ter uma taxa de desemprego abaixo de 6,5% sem que pressões inflacionárias despertassem… Greenspam percebeu que, com a revolução da internet, o paradigma mudara. Foi possivel expandir a economia mais rapidamente sem deflagar inflação.”

Hoje, procura-se os culpados! Seria capitalismo sem escrupulos, governo Americano, internet ou Alan Greenspan? Todos culpam Alan Greespan! Ele acreditou na auto-regulamentação e na tecnologia. 


Em seu livro a Era da turbulência, em um olhar lúcido sobre a antropologia humana greenspan constata: “Surtos periódicos de euforia e medo são manifestações de aspectos arraigados da natureza humana, pouco existe que governos ou bancos poderiam ter feitos para defleti-los ou anulá-los. Febres especulativas podem ser freadas, mas apenas momentaneamente: no fim das contas, se postas em movimentos, trilharão seu curso”

Quem é o culpado? A humanidade?

[polldaddy poll=1052344]