“Não importa se é uma empresa ou uma campanha, você constrói em torno de comunidade, o que é importante para as pessoas é ouvi-los.”
A Revista Fast Company, fez uma capa com o autor da frase acima e escrveu “A criança que fez Obama presidente”- Chris Hugh, 25 anos – criador das duas mais famosas startups do mundo moderno Facebook e a campanha on line de Barack Obama.
Com suas comunidades digitais, ferramentas de downlowds capturou o coração das pessoas e engajou-as na campanha. Ou seja, chris criou sistemas on-line que ajudam pessoas reais, a se conectarem e fazer coisas conjuntas na vida real.
Os números foram anunciados:
2 milhões de pessoas se associaram ao site My.Barackobama.com (apelidado carinhosamente de Mybo)
35.000 grupos formados para discutir pontos da plataforma politica de Obama.
200.000 eventos organizados pela internet
400.000 blogs falaram sobre Obama
$ 30 milhões foram obtidos, através de 70.000 site que colocaram uma ferramenta de e-commerce em suas paginas e pediram doações para a campanha.
Milhões de e-mails marketing enviados.
8 milhões de chamadas através de uma ferramenta de ligação chamada vizinho-a vizinho. O Internauta fazia um upload de sua lista de amigos no Mybo e com apenas um click fazia uma ligação para ele através do Skype
O mybo, tem mais de 200 itens de comunidade, versões criadas por centenas de programadores voluntários.
Em uma ação digital chamada “dia nacional da ação” convocando internautas voluntários irem para as ruas, conseguiu o apoio de 5.000 Obamaniacs.
Mas como tudo na internet, houve percalços quando lançaram o Mybo o site caiu, depois de tantas conexões.
Sobre o facebook ele se preocupa se seus outros amigos fundadores, “estão fazendo tudo o que puder para ajudar as pessoas compartilharem informações de forma mais eficaz”
Todos (Obama, Hughes e equipe) acreditaram no poder da humanidade, das pessoas, da poesia! Todos acreditaram que pessoas são os agentes de mudança! Acreditaram que a internet é o maior palco de compartilhamento da história da humanidade!
E ai, vai subir no palco ou só vai ficar lendo?
Outros posts relacionados
Obama vs Hillary, como a Internet mudou uma eleição que pode mudar o mundo!
eleições 2.0 e o palanque digital
O genio das redes sociais e a marca Obama!
As locomotivas digitais e os cavalos da dama chamada “old media”
A inovação coletiva mudou a humanidade?
Nova era de responsabilidades!
Matéria inspirada pela Fast Company, escrita porv Ellen McGirt veja aqui na integra