A Academia não entendeu a nova economia?

A Academia não entendeu a nova economia?

Existe uma célèbre historia (verídica) que minha ex-aluna foi fazer sua mestrado em uma outra universidade. O tema escolhido para seu trabalho final, foi empreendedorismo e startups! Pasmen, ela é chamada pelo coordenador do curso para explicar o que siginifica startups!

Observe, a maioria esmagadora dos cursos universitários ensinam os alunos a procurarem empregos de carteira assinada e em multinacionais. Já faz tempo que grande parte da academia se separou do mundo dos negócios! (Quando falo do mundo dos negócios digo aquele que gera bons empregos, bons salários, boas inovações para a humanidade).

Lá fora já existe cursos para futuros Ceo’s de Startup, apreendem o que é KPIs, DRE’s, BP’s, Board, VC’s, Seed Money, cultura do corra risco, do movimente-se primeiro e dos IPO’s.

Nos EUA o fundo “seed money” Ycombinator criou cursos para futuros empreendedores. Em um ciclo de três meses jovens apreendem as artes do empreendedorismo digital.

Em Estocolmo, no Hyper Island, já existe o curso Negocios  mundo digital que atrai estudantes do mundo inteiro. O curso é em uma ilha que abrigava um prisão e agora ensina inovação digital. Sem salas de aulas. Grades de ensino e auditórios tradicionais ou grade antiga.

O ceo da escola declarou para a Fast Company “Nós não educamos pessoas para elas se tornarem alguma coisa. Eles decidiram por elas mesmos”

Universidades e as startups