Você tem um sonho no mundo da Utopia?

Você tem um sonho no mundo da Utopia?

Will Eisner

Os Tech empreendedores tem como mantra “O que você está fazendo pode mudar o mundo ou começar uma nova economia?” 

A cultura do quero mudar o mundo, movimente-se primeiro e corra riscos não é novo! Entre 1896 e 1930 nasceram 1.800 fabricantes de carros, sobreviveram apenas três e eles tinham o sonho de mudar o mundo! A industria automobilistica nasce porque as pessoas previam que com o crescimento de transporte sobre animais as cidades seriam invadidas por excrementos de cavalos!

A máquina a vapor mudou o mundo, cem anos depois as empresas do Vale do Silicio utilizando a inteligência universal e a democracia do mercado reiventaram o capitalismo! É o espiríto pioneiro se renovando, o mundo como um vilarejo, a era do supere-se e a era dos inovadores sociais – pessoas para as quais o outro é um valor em si!

“O Vale do silicio é o nucleo do empreendedorismo da nova era! Ele detecta, copia, põe em ação as idéias alheias”. No Vale do Silicio, o Ebay foi fundado por um descendente de Iraniano, o Google e o Orkut por descendentes Russos, o Juniper por um descedente de Indiano e o Linkendin por um Ucraniano.  Podemos chamar isso de proliferação do capitalismo! Um núcleo onde a liberdade individual é um direito natural e inalienável como disse a quase 20o anos John Locke no livro “Tratado do Governo”. 

A primeira onda da web fez milionários que fundaram empresas como Netscape e Paypal, anos depois os milionários desta empresas fundaram Ning, YouTube, Slideshare, Digg, Blogger, Twitter, Deli.cio.us entre outros! Ou seja, um ciclo de reinvestimento e maternidade de novas empresas! É a vitória do gosto pelo novo, pela paixão pela descoberta. Bem vindo a era do empreendedorismo digital, com abundância, velocidade e gratuidade!

Ingressamos no “Ilha Utopia” de 1516 de Thomas More?  Onde a não violência é possivel? Existe prosperidade para todos? Existe uma democracia universal, protegendo todas as diferenças e criando outras? Onde o lucro não será nada além do que uma obrigação, e não uma finalidade? Povoado por cidadãos do mundo? Onde a  nacionalidade será deixada de lado e seu país são suas redes sociais?Em seu tempo livre se dedicam a leitura e a arte? Dissolver as diferenças e fomentar a igualdade? Na ilha se eliminou por completo o conflito e seus potenciais possibilidades de materialização?

Ingressamos na Hiperdemocracia de Jacques Atalli? Uma economia de mercado em que cada qual se mede em relação ao outro? Uma economia do altruísmo? O outro lhe possibilitará compreender que o amor por outrem, e portanto pir si mesmo, é a condição da sobrevivência da humanidade? Pois quando mais se dá, mais se recebe, ou seja se eu compartilho, eu não fico sem! 

Vai empreender e mudar o mundo? Vamos? 

Por tudo isso, em Outubro na ESPM coordenarei o curso Startups, economia criativa e empreendedorismo digital! Poucas vagas, inscreva-se!

Artigo inspirado nos livros “Once you’re lucky. Twice you’re good. The Rebirth of Silicon Valley and Rise of Web 2.0” e “Uma breve história do futuro”