Proibir ou não proibir! Eis, a questão das redes sociais!

Proibir ou não proibir! Eis, a questão das redes sociais!

O que Foster’s, Nestlé, UBS, a cidade de Zurique e Starbucks têm em comum? Estão todos tentando descobrir se a despesa de pessoal de duas a três horas no Facebook, Hi5, Xing, LinkedIn, Twitter, e demais redes diariamente, aumenta o envolvimento com o cliente ou apenas é perda de tempo.

Alguns ficam incertos e, portanto, bloqueiam ou controlam o acesso para determinados destinos de mídia social. Este tipo de ação e exemplos como a censura do Google na China, destacam o aumento dos esforços oficiais para controlar a web.

Abaixo cinco questões críticas que devem ser respondidas antes de bloquear o acesso de funcionários a redes sociais.

1. Quais canais SM sua empresa utiliza?
Antes de bloquear o acesso à web para determinados destinos, é necessário distinguir entre diferentes tipos.

Por exemplo, existem quatro tipos diferentes de canais de mídia social ou redes, incluindo aqueles que:

a) promovem o trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimentos (por exemplo, blogs corporativos e / ou wikis)
b) facilitam o networking profissional e intercâmbio de informações (por exemplo, LinkedIn, Xing ou a Viadeo)
c) fornecem métodos de distribuição de informações rápidas (por exemplo, Twitter, Naijapulse, Identi.ca, mensagens instantâneas), e
d) ajuda-nos a permanecer conectado com amigos e família (por exemplo, Facebook, Hi5).

Assim, o desafio é fazer as escolhas certas quando se trata de decidir qual dos quatro canais deve ser permitido aos funcionários. Se a empresa é muito ativa no Facebook por exemplo, é contra-produtivo  bloquear o acesso dos trabalhadores a esta rede.

2. Legislação pode tornar as coisas mais difíceis?
Além do canal que você usa e que você permite que seus funcionários acessem durante o horário comercial, você também deve considerar o cenário  legal.

Por exemplo, a regulamentação em matéria de privacidade, proteção de dados, de responsabilidade do produto e os direitos de propriedade intelectual podem definir o cenário para o que pode e o que não pode ser admitido em computadores de trabalho.

Além disso, a maioria dos tribunais seguem o princípio de que se alguma coisa foi discretamente tolerada por um período de tempo, é permitida. Na verdade, as regras que não são aplicadas de forma consistente e justa não podem ser usadas para justificar as sanções contra o pessoal mais tarde.

Portanto, precisamos avaliar cuidadosamente o que significa que os funcionários utilizam ferramentas da empresa, serviços e tempo de trabalho para acessar os destinos de mídia social como Viral Networkers. Quais são as implicações legais e / ou possíveis consequências? Como pode o risco de dano ser minimizado, sem cortar os  funcionários.

3. Resistência pode ser inútil?
Além de ter que decidir cuidadosamente quais os funcionários podem utilizar as redes para o trabalho e avaliando a forma como a legislação local afeta a equação, é preciso decidir se a resistência corporativa é um exercício inútil.

Por exemplo, a empresa pode impedir que os trabalhadores tenham acesso a esses sites usando a tecnologia da empresa e serviços, mas o que eles fazem durante o intervalo deve ser deixado de lado. Usar telefones móveis para navegar ou mandar tweets  é uma decisão e direito do empregado.

Os funcionários já usam seus celulares para enviar mensagens de texto aos clientes se eles estão atrasados no caminho para uma reunião.

4-A colaboração pode aumentar o know-how?

Talvez a gente concorde que a resistência à penetração crescente dos meios de comunicação social na vida das pessoas é inútil

Naturalmente, a Internet pode facilitar os esforços de trabalho colaborativo. Por exemplo, com a ajuda de redes internas, as empresas têm usado blogs e wikis para compartilhar melhor as informações e o know-how entre os funcionários em diferentes divisões e países. Mesmo participando em wikis gerido por uma associação ou sociedade de profissionais  pode ajudar a fomentar a aprendizagem e ficar atualizado com as últimas evoluções dentro de uma profissão ou indústria.

5. Quais os fatores que podem influenciar o uso da mídia social?

A maioria dos trabalhadores hoje em dia com idade inferior a 40 pode ter um smartphone com a opção de acesso móvel à Internet.
Usando um exemplo grosseiro um operador de guindaste que resolva twittar através de seu smartphone pode distrair-se do trabalho e causar um problema de segurança grave.

Pior, é quando uma empresa deixa de captar a cultura dos meios de comunicação social em um ambiente global virtual. Um exemplo perfeito é o ataque viral lançado pelo Greenpeace contra uma das marcas da Nestlé

Como utilizar a mídia social  para beneficiar a empresa, os trabalhadores e os clientes:

1. usando a mídia social para envolver os clientes sugere que os trabalhadores devem ser encorajados a estender a mão aos clientes por estes canais
2. alavancar o uso desses canais de informação no trabalho é fundamental para a linha de fundo (por exemplo, como fazer melhor enquanto estiver usando não mais que 20 minutos por dia) e, finalmente,
3. educar os funcionários sobre uso de mídia social (por exemplo, hi5, Naijapulse ou Second Life) para limitar a possibilidade de utilização abusiva ou antiética

Fonte: SOCIALMEDIATODAY

Postado primeiro no Blog InovadoresESPM pela equipe Gaia Creative com coordenação de Monique Ribeiro

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