Qual o seu nome? O que você está fazendo aqui? Quem é você?

Qual o seu nome? O que você está fazendo aqui? Quem é você?

Olhe em volta! Olhe novamente! Vivemos o “remix” de “Alice no país das maravilhas”? Captou a mensagem final do filme de Tim Burton?

A doce e meiga menina Alice, desisti de um casamento enfadonho, muda a vida de todo mundo em sua volta e ainda vira uma grande empreendedora global!

Repara agora a revolução que as mulheres estão fazendo neste Brasil. Mulheres como Belle Silva, sua trupe do RPAbordo, Ligia Dutra, Carol Terra, Viviane Vilela, Drica Guzzi, Marcia Matos e você, você e você Linda mulher que lê meu blog 😉 – são empreendedoras e agentes de mudanças.

Pois bem, replico aqui o texto sobre o Fórum A Bordo da Web 2.0 Corporativa. Como diz na introdução do texto da cobertura “Foi realizado por nós, marinheiras do A Bordo da Comunicação, com o propósito de reunir e propagar leitores. Para discutir o tema o fórum teve a presença de 4 palestrantes » Gil Giardelli; Carolina Terra; Mauro Segura e Lígia Dutra.

O Fórum foi realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. E teve como patrocinadores a Editora Summus, Editora Saraiva e a Universidade Metodista de São Paulo.

” … a palestrante Carolina Terra falou sobre: “Blogs corporativos e mídias sociais: novos olhares sobre o que sabemos de comunicação”.

Carol trouxe muitos exemplos de redes sociais no Brasil.

Antes de qualquer coisa vale a pena conferir o primeiro vídeo que ela passou, trazendo alguns números da internet.

O vídeo já nos deixa bem claro o quanto tudo foi modificado.

A Pesquisadora, Carol Terra, fala sobre as marcas que estão sendo atacadas todo o tempo. Estão se preocupando até em colocar fontes nos anúncios para não terem problemas com cobranças, ou acharem algum tipo de ‘plágio’. As empresas estão sendo totalmente minuciosas com a chegada das redes sociais.

No caso, por exemplo da Uniban, há um vídeo, “a queda da uniban“- paródia com ‘Hitler’ sobre o caso ocorrido no de outubro do ano passado com a aluna Geyse Arruda.

Será muito difícil a Universidade se livrar desta imagem que foi atrelada a ela.

O usuário virou mídia, as empresas devem tomar cuidado com o que gera e este vídeo expressa (ou demonstra) muito bem isso.

Carol foca a palestra em blogs corporativos.

Por que os blogs se destacam em relação aos meios tradicionais de comunicação? Velocidade e Interatividade.

“Os blogs corporativos que não permitem comentários ela sente informar são somente um site! Blogs têm que permitir interatividade, construção colaborativa!

Mas existem desvantagens de ter um blog corporativo como a geração de conteúdo ofensivo, ausência de controle e filtros.

A quarta e última palestrante foi Lígia Dutra, que falou sobre sua especialidade – E-commerce e redes sociais.

Lígia começou falando sobre o que é comércio e comércio eletrônico, pedindo sugestões da platéia, pois muitos pensam que o e-commerce é somente a venda pela internet, sendo que isso é somente a ponta do iceberg. Também explicou as diferenças entre loja virtual e loja física. Uma palestra bastante interativa.

Para finalizar, Lígia explicou como funciona a byMK, empresa de moda pela qual ela é responsável. Os usuários da rede podem criar diversos looks por meio de peças disponibilizadas por empresas parceiras, sendo que estas mesmas peças podem ser adquiridas posteriormente, também pela internet. O site é um sucesso.

O terceiro palestrante foi Mauro Segura, que apresentou o Case “IBM do Brasil na inserção no mundo colaborativo”.

A IBM começou a investir nesse segmento em 2005, quando poucas organizações tinham esta preocupação.

Mauro mostrou dados da empresa. E mostrou como uma empresa deve pensar ao entrar no mundo colaborativo

Ele explica na pirâmide, que a empresa deve escalar para chegar a excelência e entrar na WEB.

Tudo começa pela cultura da organização, é a base, todos devem saber da importância de colocar a empresa nas redes sociais e outros.

Depois é controlar o caos da abertura para o uso de redes sociais nas organizações. Trabalhar com a colaboração de todos os funcionários, principalmente da alta hierarquia. Ter a ciência de onde entrar, em quais comunidades pode ser explorada a marca. E por fim o conhecimento de todo o tipo de inovação e do seu público.

Isso é a descentralização da comunicação, o fenômeno dos 5 C’s dentro das organizações.

Qualquer ambiente colaborativo, liberado – acesso às redes – para as empresas é caótico e muitas delas acham que as controlam ao bloqueá-las, mas conversas de corredor podem ser muito mais “perigosas”.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne. Mostra que os funcionários que usam redes sociais no trabalho são 9% mais produtivos que aqueles que não usam!

Dando início ao Fórum o palestrante Gil Giardelli, com fala sobre: “O que significa inovação digital?”

Temos muito que acompanhar: canais de televisão, blogs, jornais, twitter, como fazer isso?

Gil Giardelli nos mostrar alguns exemplos de como inovar no ciberespaço.

Explica ainda que na internet termos 4 C´s:

Conteúdo

Colaboração

Comunidade

Comércio.

Temos que ter em mente: “somos o que compartilhamos”.Somente 1% das pessoas conectadas produzem conteúdo, 4% replicam e 95%, apenas observam.

Gil deixa claro – e nós da Equipe do A Bordo da Comunicação enfatizamos – gere conteúdo, escreva, não quer fazer um blog? Mande para o A Bordo ou outros blogs com os quais você se identifique que aceitem textos colaborativos e o seu conteúdo será publicado.

Neste momento, Gil solicita aos participantes que levantem a mão os que já baixaram música pela internet – 90% dos presentes levantaram a mão, junto com mais 450 milhões de “meliantes” que roubam música da internet. É crime, mas não estamos errados, é hora de mudar as leis.

A internet deu tão certo porque trouxe aquilo que a realidade já não conseguia nos oferecer: tempo e espaço para nos comunicarmos e termos autonomia

As empresas não podem ter mais a percepção de bombardear os consumidores. Somos pessoas, não consumidores.

Temos que saber usar o ciberespaço – não desmerecendo, mas um técnico de futebol ter 1.358.735 seguidores no twitter, enquanto o Fora Sarney tem 13.037, é não saber o que queremos.

A Rainha da Inglaterra soube entrar na inovação. Sabia que o canal real as pessoas não estavam mais assistindo, perguntou para onde as pessoas estavam indo, ficou sabendo que era o Youtube. E lá ela tem um canal real.

Isso são só alguns exemplos do que é a inovação digital. “Hoje o que manda é conteúdo e não mais a forma e o meio que ele é transmitido”

“No século passado, uma pessoa atingia 7 outras ao compartilhar. Hoje, uma pessoa é capaz de atingir 1.700, ou seja, você é o que compartilha”.

A palestra do Gil é rica em informações. Ele falou de diversas redes, desde o Livemocha – Índios Online (criada por índios após a Campus Party), ao Enjoei,

A excelente apresentação de Gil Giardelli está disponível em:

http://www.slideshare.net/gilgiardelli

”O Fórum foi um sucesso. Grandes profissionais palestrando, platéia foi interativa e participativa, houve cobertura do fórum pelo twitter. Fiquem atentos, pois o segundo fórum já está sendo programado.”

Eu mem sinto honrado de participar e me sinto como o chapeleiro maluco de Alice que diz “Existe um lugar, como nenhum outro no planeta. Uma terra cheia de maravilhas. Dizem que para sobreviver neste lugar. Você deve ser tão louco ou empreendedor como um chapeleiro”  Eu como o chapeleiro maluco, morro de rir 😉  Foi uma honra 😉

O titulo deste post são as primeiras perguntas que a Largata faz para Alice: Qual o seu nome? O que você está fazendo aqui? Quem é você? 😉 coisas de chapeleiro maluco 😉

Alice no país das maravilhas

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R7ygoQRaWYY]

Vídeo apresentando por Carol Terra, sobre mídias sociais

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ou3PyYjVOaI]

Fotos do evento: