O Físico, Galileo Galilei e um sábado qualquer!

O Físico, Galileo Galilei e um sábado qualquer!

Aba Cohen, é um Doutor físico que compartilha. Ele ensina a todos os segredos da físíca. Seu mantra é “Para quê complicar, se é possível simplificar o que já é belo e claro por Natureza?” ele ensina “Einstein no Terceiro Milênio” O blog dele é genial vai lá! Ele me ensinou que “Galileu Galilei,  para se comunicar melhor com o povo, Galileu foi um dos primeiros a abandonar o latim e usar o italiano em favor do interesse em trazer a verdade a todos. Ele foi ou não foi um pioneiro das redes sociais?

Aba uma honra seu post! Obrigado!  😉

Como um furacão que passa e transforma a paisagem, a MACRO-mini palestra do Gil Giardelli mostrou o mundo de oportunidades que está disponível aqui e agora, acessível a qualquer cidadão que queira praticar o que Giardelli definiu como “webcidadania“.  Nessa “Vitrine do Terceiro Milênio” encontramos  uma infinidade de  recursos produzidos e garantidos (sob meu olhar, como físico) pela Ciência e Tecnologia contemporâneas, que  lá na retaguarda, mantêm suas máquinas funcionando a pleno vapor. Recursos amplamente disponíveis que  todos podem usufruir neste momento ímpar de grandes transformações que, como numa rota de mão-dupla,  permite a todos dar e também receber.

A referência a Galileu Galilei, como um pioneiro das redes sociais, foi muito apropriada: para se comunicar melhor com o povo, Galileu foi um dos primeiros a abandonar o latim e usar o italiano em favor do interesse em trazer a verdade a todos. Foi também muito apropriada a idéia do Prêmio Nobel da Paz à internet pelos benefícios que a WEB traz. Nesse sentido a palestra do Gil pode ser considerada como a síntese do próprio TEDx, refletindo a maioria das apresentações, seja em favor da inclusão social (palestra daTereza D’Amaral, Barricelli, Monteiro, Cavalcanti) ou da ecologia (Trigueiro,  Gelli, Lerner,  Vik Muniz) e tantos outros temas. Esse novo potencial ficou muito bem sintetizado na idéia de que “jamais conseguiremos achar novas terras usando velhos mapas”.

Não foi à toa que John Perry Barlow, criador da “Idéia-Ciberespaço”, twittou “Gil Giardelli at #TEDxsudeste is singing my old dreams for Cyberspace in a fresh young voice that makes them new.”

Foi uma palestra marcante, com dezenas de exemplos de  sonhadores capazes de mudar o mundo e que muito me honrou ao incluir na citação este nosso #fisicafacil: O uso das novas midias a apoiar miríades de novas ideias e a democratização do Conhecimento que deixa de ser para poucos e se espraia… para todos – É o melhor modo de se fazer a inclusão social nos tempos atuais…. como o Gil Giardelli tão bem sintetizou: “Sonhar sozinho é utópico, quando o sonho é coletivo! É o começo de grandes mudanças”.