Tendências sociais: novos modelos de negócios e novas formas de se comunicar através das redes sociais

Tendências sociais: novos modelos de negócios e novas formas de se comunicar através das redes sociais

O site Trendwatching divulgou  uma lista com tendências de consumo para 2011, envolvendo mudanças que influenciaram as atitudes dos consumidores e, consequentemente, das empresas, como as novas tecnologias, a preocupação com a sustentabilidade, a valorização da saúde, a ascensão dos países emergentes, entre outros contextos. Separamos algumas destas tendências e cases que geram oportunidades para as marcas atuarem nas redes sociais e na comunicação digital:

1. Marcas humanizadas

Os consumidores estão cada vez mais valorizando o natural, o humano e a realidade. Para as marcas, isso significa não mais ser inflexível e fechada, e sim mostrar paixão e carisma. Uma das melhores maneiras de uma marca gerar engajamento será mostrando que ela se importa. Isso, com certeza, não tem preço e pode ser extremamente divertido. É bom lembrar que, hoje, as marcas tem a habilidade de saber o que está acontecendo na vida de seus consumidores, através do que postam nas redes sociais. E são estas mesmas redes que propiciam espalhar tais “atos de bondade”.

Case:

Interflora lançou uma campanha no Reino Unido para animar o dia dos usuários do Twitter mandando flores a eles. A empresa monitorou usuários que, segunda ela, precisavam dessa animação e os contatou através de um tweet para, depois, mandar um buquê de flores de surpresa.

2. Preço costumizado

As pessoas sempre buscaram ofertas especiais e descontos. Porém, agora, com novas tecnologias e serviços, esta é uma tendência para 2011. Com consumidores constantemente conectados, as ofertas se tornam conhecidas e se espalham mais rápido. E, para facilitar a vida de todos, no futuro, cada vez mais pessoas farão parte de grupos para receber descontos especiais. Sem contar o quanto o celular propicia receber ofertas, comparar, compartilhar e comprar, tudo no mesmo instante.

Cases:

– Compra colectiva: sites que oferecem um serviço ou produto com desconto de 50% a 90%, durante 24 horas. Esse preço baixo só tem valor se um número determinado de pessoas comprar a oferta. Depois de atingido esse número mínimo, todos ganham cupons que dão direito à promoção. Além disso, estes sites mexem com um fator que é fundamental na hora da compra: o tempo. A promoção está lá, vai durar muito pouco e, na dúvida, muitos escolhem aproveitar. No Brasil, já são quase 250 sites do gênero, a maioria de nicho (Bom Proveito, só para ofertas de restaurantes, ou o Jellyg o primeiro clube de descontos do País para o público GLS). Os principais: Peixe Urbano (primeiro site do segmento no País) e SaveMe (antes ZipMe, atua como gerador que reúne sites de compras coletivas e mostra as ofertas do dia, por cidade).

3. Símbolos de Status Online

O que começou com exibir o número de visitantes do blog agora se aplica ao número de amigos no Facebook, ao número de seguidores no Twitter, à quantidade de check-ins no Foursquare e tantas outras métricas que medem popularidade e prestígio. Em 2011, as marcas cada vez mais presentearão seus consumidores com símbolos, sejam reais ou virtuais, para que eles possam compartilhar com todos o quanto contribuem, o quanto se interessam e o quanto são populares.

Cases:

Além das Badges que o Foursquare dá aos usuários que completam pontuações e atividades especiais, outros sites e aplicativos também oferecem símbolos que premiam usuários ativos, porém levando “seus troféus” para o mundo real: o Twournal permite que os usuários do Twitter transformem seus tweets e fotos em um livro real, podendo também comprar livros de outros usuários e vender exemplares do seu. Outro exemplo é um aplicativo americano que permite que os usuários produzam uma caneca com fotos de seus amigos do Facebook e seguidores do Twitter.

4. Curador social

Nas redes sociais, tudo envolve descobrir, cobrir, remixar, compilar, comentar, compartilhar e recomendar conteúdo, produtos e experiências. O que transforma o consumidor em um curador.  As redes permitem que as pessoas montem um portfólio online a partir de sua curadoria de informações, e construam sua marca pessoal de maneira mais rápida e fácil de atingir sua audência. Como tendência para 2011, as marcas ficarão de olho em oportunidades e ferramentas que facilitem o engajamento e compartilhamento online de seus produtos, serviços e experiências.

Cases:

A Levi’s integrou sua loja virtual com o Facebook, permitindo que os consumidores interajam com seus amigos e criem uma experiência de compra mais social. Da loja, os usuários podem compartilhar os produtos, além de poder “curtir” via Facebook e procurar pelos  produtos mais “curtidos”.

 

Já o site Storify ajuda os usuários na curadoria de conteúdo que acharam nas redes sociais. Os usuários podem cortar e colar partes do conteúdo, incluindo vídeos e fotos, de diversas fontes da web e juntar tudo na ordem em que deseja comunicar.

Storify demo from Burt Herman on Vimeo.

Inspirado no que escreveu Nat Torkington em seu post no O’Reilly Radar sobre tendências, “para aquelas pessoas que – como apostar na bomba atômica sem considerar Woodstock – se apegam às tendências tecnológicas sem considerar as tendências sociais”, o Inovadores ESPM separou 4 macro tendências sociais que levam em conta como as pessoas se relacionam, se comunicam e interagem online, afetando as empresas, seus modelos de negócios e como elas se comunicam com seus clientes.

BRANDED CONTENT: VALORIZAR A MARCA E, QUEM SABE, VENDER

De blogs à Tumblrs, branded content tem sido uma das principais estratégias de marketing online de marcas de moda – exemplos de sucesso na comunicação online, que necessitam de formas inovadoras para se conectar com seus clientes. O branded content tem vários propósitos: entretenimento de clientes, publicidade, engajamento social, venda de produtos… Marcas que produzem conteúdo estão a um passo a frente, tendo em mãos uma ferramenta que blogueiros e qualquer outra mídia podem compartilhar. Em 2011, o branded content é tendência para alavancar marcas no meio online.

Louis Vuitton – NOWNESS

A marca conta, a partir de uma curadoria e produção de conteúdo, seu mundo, sua história e d as pessoas que contribuem para a marca. Seja por escrito, por fotografia ou vídeo. Através de NOWNESS – Twitter, Facebook, YouTube e o próprio site, que virou referência de moda e luxo – a Louis Vuitton criou uma comunidade que compartilha conteúdo mundialmente, passando o valor de sua marca e atingindo uma nova fronteira de influenciadores.

http://http://www.nowness.com/

Net-A-Porter Magazine – iPad App

Talvez um dos melhores aplicativos comerciais de celular disponíveis, o Net-A-Porter permite assistir conteúdo de vídeo exclusivo – desfiles, entrevistas e sugestões de produtos – além de poder compartilhar seu conteúdo via redes sociais e comentar sobre a sua experiência de compra.

http://http://www.net-a-porter.com/Content/apps/ipad

Alice + Olivia – 4AM Finds

Alice + Olivia, uma marca que ama experiências sociais, atravessou a tecnologia e moda com seu blog 4AM Finds. Semelhante aos editoriais “must have” de grandes revistas de moda, um convidado contribui com um post sobre os itens de moda que são tendência. É claro que um ou dois produtos de Alice + Olivia estão estrategicamente integrados. O blog é uma nova forma de venda do produto, se utilizando muito de recursos visuais e de conteúdo editorial.

http://http://shop.aliceandolivia.com/promotions/4am-finds/

SOCIAL SING-ON – O FURUTO DA COMUNICAÇÃO ONLINE

Temos uma nova geração que está confortável em usar o login do Facebook e de outras redes, disposta a compartilhar informações pessoais com empresas e marcas em troca de valor fornecido. A partir do login social, além da segmentação demográfica, sites podem oferecer publicidade baseada em dados de interesse, além de poderem vender a partir da influência social – fatores como o número de amigos, a propensão para partilhar história e direcionar o tráfego de referência, ou até mesmo o número de itens “Likes”, usado como um indicador. Programas de recompensa impulsionados pela mecânica do “jogo” são uma parte essencial do processo deste novo modelo, onde um público fiel, comprometido e não-anônimo é a nova moeda de publicidade.

The Huffington Post

O Huffington Post é o garoto-propaganda desta nova abordagem de marketing social baseada em dados de permissão. Leitores se cadastram no site utilizando as suas contas do Facebook, Twitter ou identidade social de outras redes, dando ao HuffPost acesso aos dados para que o site possa personalizar a experiência do usuário. Para os leitores, isto significa que eles podem ver o que seus amigos estão lendo e compartilhando em seu site, dando-lhes um poderoso filtro social de conteúdo relevante. Significa, também, que o The Huffington Post pode vender publicidade com base em tudo o que sabe sobre o usuário a partir de uma perspectiva social.

http://http://www.huffingtonpost.com/social/join.html

A ASCENSÃO DOS SOCIAL GAMES

Cerca de 68,7 milhões de americanos estarão jogandos socialgames até 2012 – segundo eMarketer. Os social games avançam a cada dia devido aos objetivos simples de cada jogo: diversão, competição e cooperação. O sucesso de cada game acaba sendo associado também à popularidade do próprio site. Para as empresas, a contextualização da marca no ambiente do social game é essencial para ampliar sua visibilidade e obter consumidores fiéis e engajados. Além disso, o fácil acesso a informações (perfil, preferências, etc) de usuários amplia a possibilidade de oportunidades tanto para desenvolvedores quanto para anunciantes.

Jogue Street Fighter 2 dentro do Facebook

Os fãs da franquia Street Fighter que ainda lembram com carinho da época em que o game era encontrado em qualquer arcade agora podem matar as saudades com um novo aplicativo para o Facebook.

http://http://www.facebook.com/apps/application.php?id=149138813238

Nova campanha da Nike no Facebook: personalização, social game e compartilhamento

A campanha Nike Shred Internet visa levar a rua para a web, permitindo que você ande de skate em toda a web social. Os parceiros da campanha são os principais sites de redes sociais, bem como URLs personalizados que transformam qualquer domínio em uma pista de skate. No Facebook, o Wall Ride permite montar sua própria pista, basta colar uma única linha de código ao final da URL da home page. No Twitter, você pode deslizar no seu próprio banner Nike SB, basta enviar sua foto. O resultado são criativos execuções digitais que se espalham um skatista (e a marca Nike SB) em toda a web, envolvendo o usuário como embaixador da marca. A campanha, enfim, deixa você jogar com os anúncios, personalizá-los, compartilhá-los e publicá-los.

GEOLOCALIZAÇÃO + CROWDSOURCING

Red Bull Street Art View


Houve um grande buzz sobre o Google Art Project, uma ferramenta que proporciona aos usuários visitas virtuais em alguns dos melhores museus do mundo. A Red Bull se inspirou nisso e criou um mashup com o Google Street View, o Red Bull Street Art View, que permite às pessoas taguear suas peças favoritas de arte de rua ao redor do globo – e compartilhá-los com outros usuários.

As obras podem ser pesquisadas por local ou por autor através do mapa do Google. Ao se aproximar da obra, o mapa se transforma no Google Street View, mostrando em detalhes os melhores graffittis do mundo. Após poucos dias no ar, a plataforma já tem mais de 200 muros marcados em vários países, incluindo nomes como Keith Haring, Os Gêmeos e Banksy.

Fonte: Trendwatching, Mashable e PSFK
Por Samanta Fluture, Gil Giardelli e equipe Inovadores ESPM e Gaia Creative