Web o que?

Web o que?

Palestrei na Jornada 2.0 de Tecnologia do Banco do Brasil, e um novo amigo blogueiro o Marco Antonio de Carvalho em seu blog Boteco da Koruja comentou sobre minha palestra e escreveu sobre as definiçõesde web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 … ufa! Muito interessante! E Replico aqui;

Web 1.0 – podemos dizer que foi o inicio da Internet, ou seja, a implantação e popularização da rede em si. Gente gerando conteúdo estático e mais tarde dinâmico. Mas sempre unilateralmente, ou seja, havia um gerador e um consumidor de conteúdo e isso era bem definido e claro.

Web 2.0 – Isso que muita gente tenta vender como novidade, já é realidade. Afinal, o conceito de troca de informação de modo colaborativo centrada nos mecanismos de busca como Google e nos sites de colaboração, como Wikipedia, YouTube e os sites de relacionamento social, como o Orkut estão aí já tem um tempinho. A Internet Architects divulgou a versão 2.o do seu mapa de tendências web para 2007. Este documento congrega os mais bem sucedidos sites da web 2.0 ordenados por proximidade, popularidade e perspectiva.

Web 3.0 – A idéia é organizar de todo o conhecimento disponível na Internet para uso de maneira mais inteligente através de Sistemas Colaborativos. Podemos dizer que seria a interação de dados, fazendo com que as informações sejam partilhadas e modificadas por todos envolvidos no sistema. É muito mais uma inovação em função da estrutura do sites do que do usuário. Um problema bem conhecido desde da Web 1.0 e que não foi resolvido na Web 2.0 é que seus dados não se encontram num site, mas num banco de dados. Eles não estão na web, não podem ser manipulados. A Web 3.o pretende definir uma nova arquitetura de dados e assim levar/elevar a forma de World Wide Web/Rede Mundial para World Wide Database/base de dados mundial, ou seja, passariamos de um mar de documentos para um mar de dados. A grande temática deverá girar em torno da Semântica (“significação”) que ganha grande valor, pois os mecanismos de busca se utilizará delas em suas pesquisas (Web Semântica), melhorando os resultados, e isso para o usuário será interpretado como Inteligência Artifical aplicada.

Web 4.0 – Pasme, sistemas operacionais na Web, ou seja, interatividade total, aplicativos rodando em servidores web compartilhando o processamento com a máquina cliente. Contudo acho bobagem tentar imaginar como será uma Web 4.0 quando nem compreendemos as potencialidades da Web 3.0.

A Nova Spivack, da Radar Networks, trabalham com uma linha do tempo que prevê o advento da Web 3.0 em 2010 e até mesmo uma futura Web 4.0 em 2020.” escreveu Marco. Tks Marco! 😉

untitled1.png