Novo curso na ESPM: Redes Sociais e Inovação Digital

Novo curso na ESPM: Redes Sociais e Inovação Digital

Entre os dias 10 e 26 de Agosto acontecerá a 1º turma do curso Redes sociais e Inovação digital no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM

Neste ciclo de aperfeiçoamento estudaremos as redes sociais e seu enorme poder de opinião, propagação e de criação transformaram a relação das marcas e a comunicação. Como trabalharemos, aprenderemos e viveremos em rede, em um momento onde mais de 52% dos consumidores nas Redes Sociais, já interagiram com marcas e 80% das pessoas confiam em recomendações dos amigos.

Divididos em 6 ciclos:

  1. Contextualizando redes sociais e sua história desde 1902 até hoje
  2. Planejamento de ações inovadoras em redes sociais
  3. Métricas – Monitoramento, análise e estratégia no social media
  4. Como estrutura conteúdo e sua marca para a rede – empresas pode confiar na sabedoria das multidões. O dilema entre open source e ferramentas proprietárias
  5. O novo profissional – As novas profissões e o papel do profissional de comunicação
  6. Desconferência no Jardim Botânico

Um mundo com um trilhão de aparelhos conectados a rede e um bilhão de sites, estudaremos exemplos de marcas que se sobressaíram na nova ordem digital.

Com conceitos de pílulas de conhecimento, você terá uma nova visão de “Planejamento, métricas e ações inovadoras em redes sociais”.
Com seis aulas na ESPM, e uma “desconferência” no Jardim Botânico você irá estudar como atuar, planejar e conectar no novo contexto digital com os objetivos de:

• Entender a história do conceito de redes sociais na comunicação;
• Como planejar em um mundo multiplataformas e utilizando simultaneamente dezenas de redes sociais;
• Influenciar o espectro completo da discussão sobre “ações inovadoras em redes sociais”;
• Como planejar ações integradas em redes sociais;
• Quando a empresa deve participar em redes (compartilhar documentos, vídeos, fotos, fóruns, criar enquetes e muito mais);
• Os passos para mensurar e estruturar ferramenta sistêmica para medição de tráfego nas redes sociais;
• A nova etiqueta corporativa – como criar políticas de usos para os colaboradores da empresa;
• Qual o momento de sua marca agregar recursos tecnológicos e sociais externos, da nova web (como YouTube, Orkut, Twitter, Facebook, etc.), com o objetivo de expandir a Rede, a divulgação e o relacionamento com a marca;
• Utilização de mídias sociais como agregador de negócios;
• Cases de grandes empresas nas redes sociais – quem errou e quem acertou até aqui;
• Buzz e monitoramento em redes;
• Tag clouds em redes sociais fazendo com que ele tenha um contato mais longo com o conteúdo, com a marca e tenha uma experiência enriquecedora;
• Integrar e criar a identidade da marca em redes sociais;
• Mostrar a inovação, experiência e criatividade digital para as marcas nas comunidades online;
• Como as redes sociais, YouTube, Twitter, Foursquare, Formspring, Robô.to, Slideshare, Taking Itglobal, Blogosfera, Myspace estão mudando o comportamento humano e a relação empresa e sociedade;
• Discutir os critérios e a utilização da WEB nessa nova fase de empreendedorismo, criação e experiência dentro das redes sociais;
• Quais os objetivos da inserção de marcas nas redes sociais;
• Redes sociais o novo SAC das empresas. Quais os negócios e Riscos;
•  Monitorar mercado e concorrência com as redes sociais;
• Escolha de ferramentas open source;
• Como integrar ferramentas de relacionamento, integração de banco de dados, sistemas de gestão de conhecimento e de fidelização no universo das redes sociais;

2 – Público-alvo
Projetado para os profissionais de marketing e publicidade, jornalismo, RP, criação, empreendedores e profissionais de atendimento, TI e criação. Também é indicado para profissionais de planejamento e empresários que precisam adquirir uma compreensão melhor da integração das tecnologias e de marketing digital, compreendendo as inovações em redes sociais e sua conseqüência na comunicação. O curso possibilitará enxergar os elementos-chave dos vários canais do Mundo.com. Os profissionais irão se preparar para obter sucesso nesse novo cenário de muita velocidade, dinamismo e competição. Apesar de temas complexos, a curadoria preocupou-se em fazer um curso em que no decorrer de três semanas repletas de conhecimento teórico e prático, iniciantes tornam-se planejadores e iniciados tornam-se líderes de projetos digitais.

3 – Por que participar
Para entender o fenômeno das redes sociais e o novo contexto da comunicação:
• Mais de 70 milhões de brasileiros tiveram acesso à rede até fevereiro/2010, estando conectados em média 23h por mês;
• 79% participam de redes sociais e a utilizam por mais de 6h20 min/mês;
• Estes mesmos brasileiros gastam em média, 6 h/mês em lazer;
• O Brasil líder em uso de redes sociais;
• 20 minutos a menos do que com redes sociais;
• 2,9 bilhões de pessoas com acesso a internet;
• 3 bilhões de aparelhos conectados no mundo;
• O fenômeno brasileiro chamado Orkut e seus 22 milhões de usuários ativos*;
• 400 milhões de usuários no Facebook (se fosse um país seria o terceiro do mundo);
• 45 milhões de usuários no Linkedin;
4 – Resultados esperados
O aluno aprenderá como planejar, implementar, mensurar e propagar ações inovadoras em redes sociais.

5 – Programa contendo detalhes aula por aula
O curso é dividido em seis aulas – com a participação em rede dos alunos, debatendo o conteúdo aplicado na sala de aula, cases, exercícios práticos e aplicações para o dia a dia.

1º Aula – Contextualizando redes sociais e sua história desde 1902 até hoje
• Redes sociais são cosmopolita, universalista, desapaixonada, apartidária, não sectária, não monopolizadora;
• Redes sociais são os valores da diversidade;
• Redes sociais é a arte da “descentralização”;
• Redes sociais é coordenação na humanidade digital;
• Redes sociais é a ciência da reputação;
• Redes sociais são pequenos grupos! Grandes mudanças!;
• Redes sociais são confiança, reciprocidade e intensidade da conexão!;
• Nas redes sociais as pessoas são semi-nômades!;
• Nas redes sociais “O espírito pioneiro se renova”;

Abundância nas redes:
• Gratuidade;
• Liberdade;
• Classe criativa;

Como observar que globalmente:
• 1% dos participantes de rede produzem conteúdo:
1. 4% replicam o conteúdo;
2. 95% apenas observam;

2º Aula – Planejamento de ações inovadoras em redes sociais
• Como criar planejamento e diagnóstico de presença da marca nas redes sociais;
• O levantamento com os gestores e a elaboração de briefing para a rede;
• Ferramentas de pesquisa de dinâmica de mercado e de entendimento do público, benchmark de mercado na social media;
• As empresas e o mapeamento de pontos de contato;
• Como integrar ações para mídias sociais e marketing direto;
• Arquitetura de informação: mapeamento e navegabilidade (usabilidade) em redes colaborativas;
• Quando a comunidade amadurece e tem vida própria; Como elaborar estratégia sem redes sociais que possam:
• Promover um relacionamento mais próximo com o público;
• Ampliar a possibilidade de torná-lo propagador da discussão na web de forma positiva e engajada;
• Evitar possíveis impactos negativos;
• Encontrar novas oportunidades de negócios;
• Identificação do DNA digital nas redes sociais;
• Recomendações para analytics, DBM, BI e CRM nas redes sociais;

3º Aula – Métricas – Monitoramento, análise e estratégia no social media
• Como monitorar e analisar o que foi dito sobre assuntos correlatos nas principais redes sociais, além de blogs, fóruns, chats da sua marca;
• Encontrar e diagnosticar com um grau de relevância quem são os formadores de opinião, e o que estão falando sobre “ações inovadoras em redes sociais”, o ecosistema e o poder de influência deste público com a sua marca;
• Quais a s ferramentas para monitorar e avaliar as citações e discussões referentes às ações deste universo, para ajudar como parâmetro de comparação sobre a repercussão de ações similares promovidas nas “redes sociais”;
• Definir análises conclusivas de resultados que apresentem qual o direcionamento e posicionamento que a comunicação deverá tomar em relação à linha de atuação e modelos estruturais para atuar de forma assertiva nas redes sociais;
• Os seis graus de separação e três graus de influência o novo paradigma da comunicação em rede;

Os laços explicam porque o todo é maior do que a soma de suas partes. E, o padrão específico dos laços é crucial para entender como as redes funcionam ”o poder das conexões” – Christakis/Fowler.

4º aula – Como estrutura conteúdo e sua marca para a rede – empresas pode confiar na sabedoria das multidões. O dilema entre open source e ferramentas proprietárias
• Conteúdo Fixo;
• Conteúdo Interativo;
• Conteúdo Colaborativo;
• Jornalismo Colaborativo;
• Se for melhor em vídeo, será em vídeo;
• Se for melhor em áudio, será em áudio;
• Se for melhor em foto, será em foto;
• Se for melhor em texto, será em texto;

Sabedoria das multidões. – O dilema entre open source e ferramentas proprietárias:
• Global Market placet talent;
• User Generation content;
• Web based Collaboration;
• Easy to use tools;
• Common plataforms;
• Internet distribuition;
• Hacker Spaces;
• Peer Prodution;
• Cloud Computing;

5º aula – O hoje e o amanhã da comunicação em rede – reinventando o futuro da comunicação em rede
• Inteligência universal – rumo à gratuidade;
• Existe a democracia do anonimato na grande rede;
• Shakespeare em 4.000 tweets e sua empresa com isso;
• O paradigma do ganhador do prêmio Pullitzer e seu mantra “roubem nossas estórias”;
• O novo comportamento “Pais colecionam figurinhas, adolescentes usam pulseirinhas do sexo e jovens adultos freqüentam “silent partys”, o que significa isso!;
• Pessoas solitárias = software da sabedoria das multidões;
• O que realmente significa “A simplicidade é o máximo da complexidade nas redes sociais”;
• KPI’s (chaves de performance para equipes em rede);
• Avatares e as redes sociais em 3D reinventando o futuro;

6º aula – O novo profissional As novas profissões e o papel do profissional de comunicação
• O perfil da equipe de comunidade – globalizada e multitarefa;
• O que é um estrategista de mídias sociais?;
• Evangelista de redes sociais um modismo ou um novo profissional;
• Quem irá trabalhar no seu atendimento do consumidor;
• O que faz o profissional de métrica na era de redes sociais;
• O novo planejador de mídias online;

Compreender as oportunidades e desafios para os novos profissionais. Como eles:
• Definem a conexão estrutural da rede;
• Preenchem os elos ausentes entre os participantes da comunidade;
• Criam Interconexões e interações;
• Trabalham nas instabilidades da rede;
• Interconectam as pessoas e as empresas;

Como este profissional influencia a rede de quatro formas:
• Facilita laços interpessoais;
• Sincroniza comportamentos;
• Comunica informações;
• Vende produtos/serviços, realiza crosseling, upselling e relacionamento digital;

6 – Metodologia
Re-mixando a proposta da educação 2.0. Com ferramentas de apoio, colaboração e aplicando teoria e cases nacionais e internacionais. O que deu certo e os erros em ações em redes sociais. Palestrantes convidados de grandes empresas compartilharão seus cases e suas experiências.

7 – Dias previstos para aulas e dias da semana
– Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30;
– Aula experimental no sábado as 10h, no Jardim Botânico de SP;
– Início: 10 de agosto;
– Término: 26 de agosto;
– Aula experimental: 21 de agosto;