Todos vieram para a rua – conteúdo e contexto

Todos vieram para a rua – conteúdo e contexto

As pessoas maravilhosas da era digital.
Chame-as que elas virão ajudar!
Antes, ficávamos em casa conversando na frente das telinha!
Inesperadamente conversamos na rede e fomos rir nas ruas, com outdoors interativos, heróis malucos, pulseirinhas de RFDI, Pinturas de luz …
Bem vindo a este novo mundo onde o ON = OFF.
Tecnologia para rir, sorrir, emocionar-se, cantar, pintar …
Bem vindo ao mundo onde a moeda é a reputação, pleno e social, a internet das coisas, das pessoas, da criatividade. A internet da era da generosidade coletiva.
Meu olhar ficou atento quando Andréia Dittrich palestrando no InovadoresESPM disparou: “Hoje o contexto é mais importante que o conteúdo”.
Embabasquei, justo eu que durante anos observa apenas o conteúdo.
Logo depois, Karina Israel da Ydreams a olhos nus mostrou as fronteiras inter-galáticas da Realidade Aumentada.
Aquele mundo solitário das telinhas! Cabrum! Saltamos para a coletividade nas ruas!
Fui pesquisar e aqui compartilho, um montão de exemplos desta criatividade coletiva. Bon Voyage!

Salva de palmas para os super heróis que voltaram de férias. Um Big Help Mob!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TuUe-fx-940]
Quando a BBC brincou de Gulliver nas ruas de Londres.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BRczG7M3Ozc]

Cidade de São Paulo, Pintura de luzes com palavras enviadas pelo Facebook.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uEpLZTVabUA]

A menina estava aflita, esqueceu a letra da música! Sem problema, milhares ajudaram.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=m9QDqAsAKUI]

Você olha a sua volta e enxerga violência e não faz nada! Outdoor interativo para combater a violência urbana em Amsterdam

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uDTdHG_FytM]

Na India os jovens pintaram os tênis, compartilharam gentilezas

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=NtisbuYcLQ0]

Robôs para humanizar um Banco.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=lq9X-4LdX80]

50 anos o fantástico Mini Cooper, vídeos enviados pelos fãns! Ops esqueci e no mundo inteiro!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tYr6G3upKwI]

Um aluno peralta ou o verdadeiro Super-Homem na sala de aula

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-ayjBcM1U3g]

Discursos de JFK no Twitter

Ação promovendo o Museu e Biblioteca do presidente JFK coloca discursos e passagens importantes do presidente em um perfil de Twitter. A ação está sendo divulgada em mídia impressa também, com QR CODES que linkam o Twitter em questão. http://twitter.com/Kennedy1960

Quanto mais “curtir” tiver, mais barato o carro fica

Cada clique no botão “Like”, o internauta disposto a comprar o modelo Skoda Fabia (Volkswagen) recebe um desconto de €1 a €2 no valor do carro; o consumidor pode também compartilhar o link para todos os seus amigos verem (o que também reduz o valor do veículo), gerando assim a chamada “propaganda colaborativa”. Perfil no Facebook:http://www.facebook.com/Generous.Skoda
A websemantica, organizando tudo! Sneakerpedia: a enciclopédia online colaborativa para apaixonados por tênis
Mega projeto que irá arquivar e reunir todos os tênis comercializados no mundo, com suas respectivas histórias, variações e informações diversas, podendo ser organizados por categorias, gostos e interesses. Os usuários do site poderão, assim como o Wikipedia, inserir e modificar o conteúdo, deixando o projeto cada vez mais rico, e ainda compartilhar experiências de sneakermaníacos uns com os outros. O site ainda não está no ar (por enquanto só para convidados).

Campanha da Tracker: “Real People. True Stories.”

Campanha da Tracker (empresa sul-africana que oferece soluções sob medida para rastreamento e localização de veículos desenvolvido especialmente para os casos de roubo ou furto). “Uma plataforma online onde pessoas reais contam suas histórias de como a Tracker ajudou a salvar suas vidas.”

http://truestories.co.za/

Ao dirigir, lembre-se, desligue o telefone!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=l5C9BxH7eaI]

Super Mega Rainbow Updater: Call Center da Skitles transforma os updates de fãs no Facebook em vídeos

http://www.youtube.com/user/SkittlesbrandUK

The Night Chauffer: ação em pubs do Reino Unido da Stella Artois Black

A campanha “The Night Chauffeur” (inspirada em filmes dos anos 60) selecionou 10 pubs britânicos, durante 10 dias. Os ingleses iam aos tais lugares, compravam uma Stella Artois Black e ganhavam, então, um ticket. Nos dias selecionados, o telefone  tocava e o barman iniciava a convocação das pessoas, que trocavam o ticket por uma experiência: entrar em um Citroën DS, clássico dos anos 60, e conhecer algumas das principais ruas da noite londrina, sendo personagem central de uma encenação artística, da qual a pessoa é o elemento-chave.

Vampire Party: campanha de doação de sangue realiza festa vampírica na Hungria

Evento realizado pela Djuice (gigante das telecomunicações na Hungria, em parceria com a agência Leo Burnett e a Cruz Vermelha de Budapeste), para alertar os jovens sobre a importância de se doar sangue.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3OcnuheqOfA]

Porsche agradece ao 1 milhão de fãs no Facebook gravando seus nomes em um carro

A Porsche decidiu homenagear a sua histórica marca de 1 milhão de fãs gravando seus nomes em um automóvel que será exposto no museu da Porsche em Stuttgart, na Alemanha. O carro estará disponível para o público a partir de Fevereiro de 2011.

http://www.facebook.com/porsche

Pause Home Entertainment Store: CEO da marca se transformará em um Jukebox humano
The Human Juxebox é um projeto ambicioso onde o CEO da PAUSE Home Entertainment Store (uma loja suéca que possui produtos com a mais alta tecnologia em áudio/vídeo para a sua casa) irá engolir um dispositivo wireless, em formato de uma pequena cápsula (como um remédio). As pessoas podem, então, entrar no site da campanha, escolher uma música e ela simplesmente começará a tocar na barriga dele.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oIHZZn4XIGo]

Gentileza e inovação são contagiosos

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8BcxIutv6vE]

Todos queremos ser jovens

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZidBmzFFSyk]

Macy’s Magic Mirror

Através de realidade aumentada + aplicativos do iPad + mídias sociais, a Macy’s de Nova York revoluciona a experiência de provar roupas. Clientes entram no provador equipado com espelho multi-touch de 72 polegadas levando um iPad, escolhem roupas do aplicativo e veem a sua imagem com a roupa no espelho. Essa imagem ainda pode ser compartilhada nas redes sociais através de e-mails ou SMS.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=E1rUdTITGCg]

Social Commerce

Uma loja de roupa no Youtube! A loja britânica ‘The French Connection’ inova e lança loja virtual com dicas de moda dentro de seu canal no YouTube. O vídeo dá dicas de estilo usando peças da loja, podendo clicar na peça desejada e comprá-la direto. Inúmeras opções de outras informações aparecem no vídeo que, ao serem clicadas, levam para outros vídeos relacionados às peças de roupas ou dicas que deseja.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OWNvNrv3VwE]

Coca-Cola: pulseirinha de RFID dá “likes” no mundo real

Projeto criado para a Coca-Cola em Israel permite que as pessoas deem “likes” em coisas do mundo real, que automaticamente são atualizadas em seus perfis do Facebook. O “like” é dado através de uma pulserinha de RFID.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xUv0GU5rfHg]

Nike Burrito Twitter Truck

Utilizando Twitter + Facebook Places, Nike promoveu novo desafio. Quem seguisse dicas de um lugar secreto pelo Twitter, achasse o lugar e fizesse check-in pelo Facebook Places ganharia prêmios. No caso, o lugar secreto era uma barraca de burritos, e a pessoa, além de achar o lugar e fazer check-in, deveria dizer uma frase secreta (“destroy my burrito”). Com isso, os promoters da Nike dentro da barraca deram um pacote em forme de burrito, com uma jaqueta da Nike exclusiva dentro.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mnPh_kvNdHM]
“A melhor forma de prever o futuro é inventando-o” – Alan Kay

MAIS?
Curso Redes Sociais e Inovação Digital
Professor: Gil Giardelli
Início das aulas: 31 de janeiro
Término das aulas: 04 de fevereiro
Aulas de segunda à sexta-feira, das 19h30 às 22h30
Mais detalhes e inscrições aqui

Fontes: MashableYpsilon2 Inovadoresespm Samanta Fluture Trendwatching e Gaia Creative