Nesta terça-feira a equipe da Gaia Creative participou do encontro com Arianna Huffington, fundadora do maior jornal online, o Huffington Post, que registrou mais de 26 milhões de visitantes únicos nos EUA em novembro, ficando na frente do gigante The New York Times. A conversa aconteceu no Hotel Renaissance, em São Paulo, e reuniu um grupo de jornalistas e profissionais da web.
Arianna começou falando sobre a postura do jornal, quando questionada se o HuffPost era mais um agregador de notícias do que um veículo que produz conteúdo. Para ela, agregar notícias de fontes externas é essencial, porque “sempre vai haver bom conteúdo que não vamos conseguir produzir”. De acordo com Arianna, precisamos aprender a sermos transparentes, a recompensarmos as outras fontes, a sermos generosos e linkarmos bons conteúdos. Essa discussão ficou acalorada quando foi discutido que, aqui no Brasil, esta “generosidade” está apenas no começo. Ainda há grande concentração de notícias em grandes portais, que não compartilham nem linkam outras fontes, pois enxergam seus similares como concorrentes e não como parceiros.
O HuffPost é inteiramente de graça e online. Para Arianna, as pessoas já se acostumaram a ter tudo de graça na Internet. E o HuffPost quer continuar a proporcionar isso, com um modelo de negócios que baseia sua receita em publicidade. Com milhares de blogueiros que escrevem para o site de graça, equipe enxuta, enorme variedade de conteúdo, fontes externas agregadas e oportunidade para qualquer pessoa mandar suas matérias e fotos, podendo chegar, quem sabe, ao topo, foi perguntado se o HuffPost é o símbolo do novo jornalismo. A Arianna responde que esse modelo adotado é apenas uma das várias possibilidades que existem, como o patrocínio, a doação e o oferecimento de assinaturas pagas, além de outras que ainda podem ser criadas. Para eles, esse é o modelo que dá certo.
Quanto ao seu próprio conteúdo, Arianna fica feliz em dizer que o HuffPost prioriza contar histórias, prática que o jornalismo atual tem abondanado. Além disso, sua parceria com universidades americanas mostra que a produção jornalística do meio acadêmico é muito importante e valiosa para o futuro dos meios de comunicação.
Outro assunto tratado foi a mudança que sofreu o consumo de notícias com a ascensão das redes sociais. Ao poder ler as notícias do HuffPost logado no Twitter ou Facebook, com o HuffPost Social News, as pessoas podem facilmente ver o que seus amigos estão lendo, comentar, compartilhar e “curtir”. As redes fazem o trabalho de espalhar a notícia mais rapidamente, além de ser muito interessante saber o que está sendo mais lido e mais compartilhado. Essas ferramentas, além de facilitadoras, proporcionam engajamento e fazem os leitores voltar ao site. Leitores que, hoje, levantam do sofá e consomem as notícias de forma mais ativa.
Por Samanta Fluture, da equipe Gaia Creative
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