2a Mostra 3M de Arte Digital

2a Mostra 3M de Arte Digital

Atenção! Quem quiser participar, essa é a última semana de inscrição! (clique aqui para se inscrever)

A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica já foi tema de discussão em 1955 por Walter Benjamin e, mais do que nunca, com as ferramentas digitais, esse termo se tornou atemporal tanto para questionamento quanto para apreciação. Com esse intuito, acontece em 2011, a 2a Mostra 3M de Arte Digital, propondo a apresentação de novos e conceituados artistas para que converjam e interajam em diferentes mídias e com o público, todos aliados a modernas plataformas tecnológicas!

Nesse projeto o visitante será primordial para agregar conteúdo à obra! Novos talentos estão convidados a participar e para concorrer, o candidato deve enviar sua obra até dia 15 de julho para o e-mail: novostalentos@mostra3mdeartedigital.com.br, confira no site o regulamento completo. Os trabalhos serão analisados por um júri técnico, compostos de cinco especialistas da área: Marcelo Tas, Giselle Beiguelman, Heloisa Buarque de Holanda, Luli Radfahrer e Gil Giardelli.

O resultado disso tudo será uma exposição com a curadoria de Julius Wiedemann, que acontece entre 03 de setembro à 02 de outubro no Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba, em São Paulo-SP.

Durante as exposições, no dia 20 de setembro, terça-feira, haverá palestras sobre arte digital, onde serão levantadas questões sobre “o que é arte” e “o que é tecnologia”. Gil Giardelli, professor dos cursos de pós-graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative, é um dos palestrantes confirmado para o evento.

 

Conheça alguns artistas que participam da mostra:

 

JONATHAN HARRIS
Jonathan Harris é artista e programador, seu trabalho é experimental ao extremo e faz repensar como os seres humanos se relacionam com a tecnologia e entre si, combinando elementos da ciência da computação, antropologia, arte visual e narrativa.

 

As obras
We Feel Fine – http://wefeelfine.org/book/
A obra é um  almanaque da emoção humana, é uma exploração em profundidade dos sentimentos humanos. A partir de um banco de dados com mais de 12 milhões de frases individuais recolhidas ao longo de três anos em blogs pessoais na Internet, We Feel Fine apresenta um retrato abrangente contemporâneo da paisagem emocional do mundo, explorando os altos e baixos da vida cotidiana em cores, o caos, franqueza.

 

The Whale Hunt – http://thewhalehunt.org/
O artista documentou a tradicional caça à baleia em Barrow – Alaska em uma sequencia de 3.214 fotos tiradas a cada 5min. Com esse material, Harris criou uma plataforma que permitisse ao espectador viver a experiência dessa aventura, permitindo ao usuário re-arrumar os elementos fotográficos da história para a extração de sub-histórias encontradas em variáveis tais como pessoas, lugares, tópicos e outros. The Whale Hunt é um experimento profundo de como podemos vivenciar uma história, mesmo acontecendo num outro lugar, através de uma nova narrativa de interatividade.

 

CHRIS SUGRUE
Chris Sugrue  é artista e programadora cujas obras experimentam as possibilidades ilusórias da tecnologia digital. Ela cria mundos de ficção através de instalações interativas, performances audiovisuais e animações de algaritmos. Seus trabalhos têm explorado temas da vida artificial, visão computacional, eletromagnetismo, efeitos ópticos e de vídeo. Ela já expôs internacionalmente em festivais e galerias como o Arts Electronica, Festival Sónar, Galeria Pixel, Medialab-Prado, Madrid Matadero, e La Noche en Blanco Madrid. Especializou-se em Design e Tecnologia de Artes, na Parsons of Design, recebeu bolsa no Eyebeam Art and Technology Center, em Nova Iorque e fez residências artísticas em Barcelona, Madri e Nova Iorque. Hoje ministra também cursos de design e tecnologia , na Parsons School of Design, de Cultura de Interface , na Kunst Universitat em Linz, Austria e diversos workshops sobre programação visual e criativa.

 

A obra: Delicate Bounderieshttp://csugrue.com/delicateboundaries/
Esta instalação interativa possibilita que o mundo dentro de dispositivos digitais possa se mover no mundo físico. Pequenas bolhas feitas de luz rastejam para fora da tela de um computador direto para o corpo humano, surpreendendo o público, na tentativa de abandonar uma existência virtual. A instalação recebeu menção honrosa no prêmio Art y Vida Artificial e primeiro prêmio no Share Festival (Festival de Arte Digital e Cultura Internacional).

 

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Quer saber mais? Acesse! http://www.mostradeartedigital.com.br/