Reflexões sobre um legado a ser deixado

Reflexões sobre um legado a ser deixado

Há algum tempo venho pensando sobre o impacto das mídias sociais no dia-a-dia das pessoas. Desde que surgiram nossos horizontes foram ampliados, nos permitindo chegar aonde nunca havíamos pisado, e a fazer o que até agora realizávamos com dificuldade. Com poder de difundir, agregar, unir, guardar, ampliar… Me pego pensando no que eu vou deixar para as próximas gerações.

 

Com mais de 35 milhões de pessoas no Brasil e 800 milhões no mundo inseridas nas redes sociais, somos todos catalisadores de ideias conectados. Em agosto do ano passado, recebemos esse desafio do D & AD, um festival britânico que está disseminando o White Pencil pelo mundo. A iniciativa visa engajar pessoas, difundir o poder das ideias inovadoras e como elas tem o poder de fazer diferença no mundo.

Todo ano é realizado um concurso, em parceria com o D & AD, onde se atribui um lápis branco cada vez que surgem ideias inspiradoras e relevantes para o tema em questão. Em 2012, a tarefa é tornar o dia 21 de setembro como Dia Mundial da Paz, impossível de ser ignorado por qualquer pessoa ao redor do mundo. O lançamento dessa competição no Brasil aconteceu em 15 agosto de 2011 na ESPM:


Uma outra iniciativa que tivemos aqui no Brasil focando o uso das redes sociais para o engajamento em prol de um bem comum foi o Social Good Brasil:

Outra ação de peso foi a Charity:Water, projeto que arrecadou $13 milhões de dólares para levar água potável a milhares de pessoas sem acesso a ela:

Essas são algumas formas que de se construir alicerces que sustentarão nossa sociedade em rede no futuro, em caminho para um mundo mais justo, mais positivo, mais humano. Essas são iniciativas que vão perdurar muito além dos próximos 50 anos e contribuir para o legado das próximas gerações. Não há dúvidas de que este é o tempo de repensar nossa forma de interagir com nossas redes, engajar pessoas e nos reconectar com nossa natureza social.